Notícias e Eventos | 
Notícias
Notícias
Primeiras contagens de Abutre-preto
1 novembro 2010


No âmbito do Projecto LIFE Habitat Lince Abutre serão realizados censos de aves necrófagas de forma a monitorizar as abundâncias destes animais ao longo do tempo na área de actuação do projecto.

Assim, nos dias 11 e 12 de Outubro decorreram as primeiras contagens de aves necrófagas. Estas contagens tiveram a colaboração de 6 voluntários, Anabela Amado, Juliana Carvalho, Mário Carmo, Ricardo Cunha, Valter Gonçalves e Vera Arsénio, aos quais aproveitamos para agradecer o apoio. Participaram também na contagem os técnicos da equipa do CEAI no projecto Alfonso Godino, David Delgado, Estrela Matilde e Pedro Lourenço.
As contagens decorreram nas ZPEs de Mourão/Moura/Barrancos e Vale do Guadiana e foram detectadas não só aves necrófagas mas também outras espécies representativas da avifauna do SE Alentejano.
Durante estes dois dias, foram detectados 8-10 abutres-pretos Aegypius monachus, a maioria (7-9 indivíduos) na região de Mourão, Moura e Barrancos e apenas 1 indivíduo no Vale do Guadiana. No total foram detectadas 13 espécies de aves de rapina sendo a mais abundante o grifo Gyps fulvus (370-470 indivíduos), seguido do bútio Buteo buteo (18-25 inds.) e do peneireiro-comum Falco tinnunculus (12-16 inds.). Entre as outras espécies detectadas são de realçar a águia-real Aquila chrysaetus e a águia-de-Bonelli Aquila fasciata.
Foram ainda contadas 4-7 cegonhas-pretas Ciconia nigra e 9 corvos Corvus corax.

As próximas contagens serão realizadas em meados de Novembro, sendo a presença de mais voluntários bem-vinda!