Notícias e Eventos | 
Notícias
Notícias
Participação no 1º Seminário do Lince Ibérico em Portugal
29 outubro 2010


Nos passados dias 28 e 29 de Outubro de 2010, decorreu na Universidade do Algarve em Faro, o 1º Seminário de Lince Ibérico em Portugal, organizado pela LPN – Liga para a Protecção da Natureza.
Neste evento, que contou com o Alto Patrocínio do Presidente da República, estiveram presentes quase duas centenas de pessoas, entre as quais investigadores portugueses e espanhóis, agricultores, caçadores, proprietários, estudantes e representantes de entidades públicas e privadas, que debateram pela primeira vez em Portugal, a conservação deste ameaçado felino.

O primeiro dia do seminário foi dedicado à situação histórica e actual do lince ibérico em Portugal, tendo sido apresentados diversos projectos nacionais que estão a decorrer em prol da conservação in-situ deste ameaçado felino, onde destacamos a apresentação de uma comunicação sobre o Projecto LIFE Habitat Lince Abutre. Neste dia houve ainda espaço para falar sobre a Estratégia Espanhola para a Conservação do Lince-ibérico, com ênfase para os projectos a decorrer na Andaluzia, e da conservação ex-situ, tendo sido apresentados resultados do Programa de Reprodução em Cativeiro em Portugal e Espanha.
O segundo dia do seminário foi mais dedicado à participação pública, onde destacamos a comunicação realizada pelo CIS (Centro de Investigação e Intervenção Social), parceiro do projecto LIFE Habitat Lince Abutre, que apresentou os primeiros resultados obtidos no âmbito do projecto, sobre a perspectiva das comunidades sobre a conservação da biodiversidade e do lince-ibérico. Também participaram neste seminário os parceiros ICNB (Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade) e ANPC (Associação Nacional de Proprietários e Produtores de Caça).

O Projecto considera que esta iniciativa foi bastante positiva, não só pela partilha de informações entre especialistas, em matéria da conservação do lince-ibérico numa perspectiva Ibérica, mas especialmente pela interacção, debates e participação observada pela parte da plateia, que reuniu desde investigadores a caçadores, autoridades nacionais, políticos, turismo e media, entre outros.