Notícias e Eventos | 
Notícias
Notícias
Aprender com a experiência de Espanha
20 dezembro 2010



Nos dias 9 e 10 de Dezembro de 2010, alguns técnicos da equipa do projecto LIFE Habitat Lince Abutre visitaram o país vizinho com a intenção de obter informação técnica relevante para o cumprimento dos objectivos do projecto.

Neste sentido, foi realizada uma reunião com o Dr. Rubén Moreno-Opo, na sede do Ministério do Ambiente em Madrid, na qual se trataram temas respeitantes à implementação de campos de alimentação para aves necrófagas. O Dr. Moreno-Opo, reconhecido especialista em abutre-preto, ofereceu a sua obra “Manual de gestão do habitat e das povoações de abutre-preto em Espanha”, que nasceu no âmbito de outro projecto LIFE, e representa actualmente uma ferramenta fundamental para este projecto e para a conservação do abutre-preto.

Em El Espinar, Segóvia, realizou-se também um encontro com José Aguilar, presidente do Colectivo Azálvaro, a ONGA que está a gerir a “Rede de Campos de Alimentação de Aves Necrófagas de Segóvia Sul” inserida no Projecto “Vultur-Voltoya”. A equipa do projecto pode assim ver em primeira mão o resultado de algumas das acções desenvolvidas no âmbito deste projecto, tais como a criação de um Centro de Limpeza e Desinfecção de Veículos, a obtenção de um atrelado homologado para o transporte de subprodutos animais não destinados ao consumo humano, vários campos de alimentação de aves necrófagas bem como os respectivos observatórios de aves. Além da visita às instalações, foram partilhadas informações muito úteis relativas ao desenho e construção de um atrelado apropriado e à problemática legal da implementação dos campos de alimentação para aves necrófagas, entre outras.

A equipa técnica do projecto LIFE Habitat Lince Abutre agradece, tanto a Rubén Moreno-Opo como a José Aguilar, a atenção prestada durante estas visitas, esperando que este seja o ponto de partida para futuras colaborações.