Notícias e Eventos | 
Notícias
Notícias
Um ano de Projecto
18 janeiro 2011


Passado um ano desde o início do Projecto LIFE Habitat Lince Abutre, o saldo não podia ser mais positivo.
Neste primeiro ano, uma das principais tarefas consistiu em realizar um levantamento exaustivo de um conjunto de variáveis necessárias para a elaboração de um mapa de áreas prioritárias para o lince-ibérico e o abutre-preto, dentro da área de intervenção do projecto. Uma das variáveis que ocupou mais tempo à equipa e colaboradores do projecto foi a estimativa de abundâncias de coelho-bravo e que permitiu confirmar as baixas abundâncias desta presa em muitos dos locais amostrados. O mapa, já em fase de conclusão, permitirá identificar as propriedades e zonas de caça mais adequadas para intervenção e implementação de medidas de gestão com vista à melhoria das condições de sobrevivência e reprodução do lince-ibérico e do abutre-preto. É com os proprietários e/ou gestores dessas propriedades e zonas de caça que os protocolos de colaboração começarão brevemente a ser assinados, de forma a se poderem implementar as primeiras acções no campo, algumas delas já em preparação, como é o caso da construção de ninhos artificiais para o abutre-preto. No âmbito desta acção, já se realizou o primeiro workshop do projecto sobre o uso de ninhos artificiais na conservação do abutre-preto e outras rapinas arborícolas (saiba mais aqui) e deu-se início ao censo de aves necrófagas para monitorizar as abundâncias destes animais ao longo do tempo, e que conta até à data com um total de três contagens efectuadas.
Mas este não é o único tipo de acções que já estão a decorrer no terreno… As actividades de educação ambiental nas escolas da região de Mourão, Moura e Barrancos começaram no Outono e até à data, mais de 250 crianças já conhecem o projecto! Também os elementos da equipa do projecto da área de intervenção social concluíram a primeira fase de inquéritos para avaliação das atitudes públicas das populações locais, estando a análise destes resultados prestes a terminar. Para além disso, o projecto tem estado representado em diversas reuniões, eventos e encontros científicos realizados um pouco por todo o país, bem como nos media, com destaque em 2010 para reportagens em duas importantes cadeias de televisão (veja aqui) e várias rádios nacionais e regionais. A divulgação não ficou por aqui e chegou além fronteiras através da página de Internet do projecto, agora também disponível em Inglês, permitindo, um pouco por todo o mundo, conhecer melhor este projecto de conservação e acompanhar os seus desenvolvimentos e resultados.
Este foi apenas o primeiro de quatro anos. A partir de agora as actividades e os resultados intensificar-se-ão de forma a dar-se resposta ao grande desafio que o Projecto LIFE Habitat Lince Abutre tem pela frente: a melhoria das condições de sobrevivência, alimentação e reprodução do lince-ibérico e do abutre-preto no Sudeste de Portugal e o envolvimento da sociedade na conservação da natureza e da biodiversidade.

Continue a acompanhar-nos neste extraordinário percurso!