Notícias e Eventos | 
Notícias
Notícias
Terminam as visitas ao ninho...
7 fevereiro 2011


No dia 3 de Fevereiro terminaram as visitas das escolas da região de Moura, Mourão e Barrancos ao Baldio da Amareleja, para conhecerem de perto um ninho artificial de abutre-preto.
Desde novembro de 2010 o CEAI, no âmbito do projeto Life Habitat Lince Abutre, executou 30 atividades com 34 turmas dos concelhos de Évora e Beja, levando cerca de 646 crianças do pré-escolar ao 3º ciclo a conhecerem melhor o abutre-preto e o lince-ibérico, procurando perceber se o Baldio da Amareleja seria um bom ou mau habitat para estas espécies e descobrindo, através dos vestígios, quais os animais que ali vivem. No final, tiveram um contacto direto com uma das ações de conservação previstas no projeto, um ninho artificial de abutre-preto, aprendendo as finalidades e utilidades do ninho, bem como se constrói e se monta.
Esta foi a primeira de três atividades a realizar com as escolas da região, e foi também uma introdução ao projeto, às espécies e ao trabalho que as associações ambientais realizam.
Na primavera irão iniciar-se as atividades dentro da sala de aula, onde serão aprofundadas as características e necessidades ecológicas das espécies, através de um jogo de chão onde os alunos são os peões e têm que percorrer obstáculos e responder a questões para que o abutre e o lince possam chegar ao final da sua jornada com sucesso.

 

 
 

                                                                                                                              © Estrela Matilde