‘Ajuda o Lince-ibérico e o Abutre-preto’
A nossa equipa de educação ambiental tem visitado escolas por toda a área de intervenção do projecto para apresentar aos alunos do ensino básico ao secundário o lince-ibérico, o abutre-preto e as actividades desenvolvidas no âmbito do projecto LIFE Habitat Lince Abutre para recuperar o habitat destas duas espécies criticamente em perigo em Portugal.
Para além de responderem a um quiz sobre o projecto, aos jovens do 5º ao 12º ano é proposto um desafio – o
Desafio na Escola ‘Ajuda o Lince-ibérico e o Abutre-preto’. Neste desafio, os alunos são convidados a desenvolver durante o ano lectivo, individualmente ou em grupo, um trabalho sobre as espécies ou o projecto, ficando a seu critério o meio de expressão criativa e artística escolhido para tal, desde a realização de um conto, desenho elaborado, música, trabalhos manuais ou até uma peça de teatro. Nalgumas escolas o desafio tem sido articulado com as disciplinas, nomeadamente a língua portuguesa, ciências naturais e educação visual e tecnológica.
No final do ano lectivo, os trabalhos são apresentados à escola e a um júri, do qual fazem parte elementos da equipa técnica do projecto e um representante da autarquia local. Para além de um certificado de participação, os primeiros classificados recebem ainda um prémio do LIFE Habitat Lince Abutre.
As primeiras escolas a abraçarem este desafio foram as da Serra do Caldeirão, mais especificamente em São Bartolomeu de Messines, Salir, Alte e São Brás de Alportel.
Ficam aqui os resultados do Desafio na Escola do ano lectivo 2011/2012!
Alte
Salir
São Bartolomeu de Messines
São Brás de Alportel
Alte
Escola Profissional de Alte
Os multifacetados alunos da Escola Profissional de Alte apresentaram uma grande diversidade de projectos, desde a criação de blogues para a divulgação das espécies e do projecto, à produção de um vídeo de divulgação, uma actividade de peddy-paper destinada à população, cartazes de divulgação do lince-ibérico e do abutre-preto para promoção do turismo, e até uma reprodução em tamanho real de um lince-ibérico.
Participaram no Desafio na Escola 5 turmas: 1º ano do curso técnico de Processamento e Controlo Alimentar, 1º ano de Turismo (turmas A e B), 2º ano de Informática e Gestão e 3º ano de Construção Civil.
|
Participantes do Desafio na Escola da Escola Profissional de Alte
|
1º Classificado – Curso Profissional de Técnico de Informática e Gestão
Tema apresentado: ‘Glória Selvagem’ – jogo da Glória, em tabuleiro
Num esforço conjunto, a turma elaborou perguntas sobre o lince-ibérico e o abutre-preto e preparou um jogo de tabuleiro para, de uma forma competitivamente saudável, todos aprenderem um pouco mais sobre estas espécies, os seus hábitos e o que o projecto LIFE Habitat Lince Abutre tem vindo a desenvolver para a conservação dos seus habitats. Para além do jogo de tabuleiro, dois alunos da turma desenvolveram ainda o jogo em suporte informático, tornando-o acessível a um maior número de pessoas. A turma foi por isso convidada a aperfeiçoar o jogo para o divulgar aqui, no site do projecto LIFE Habitat Lince Abutre, tornando-o assim acessível a todos.
2º Classificado – Curso Profissional de Técnico de Processamento de Qualidade Alimentar
Tema apresentado: Blog
O grupo da Estela, Tiago, Bruno, Marcelo e Soraio mereceram o 2º prémio da escola, pelo desenvolvimento de um blog sobre o lince-ibérico, com informação sobre a espécie, o LIFE Habitat Lince Abutre e várias ligações úteis dentro da temática.
3º Classificado – Curso Profissional de Técnico de Construção Civil
Tema apresentado: Figura de um Lince-ibérico
A Andreia, o Emanuel, o Fábio, o Micael e o João Paulo surpreenderam todos com uma figura em tamanho real, com estrutura em ferro e revestida a pasta de papel, de um lince-ibérico. Todos os materiais utilizados foram reutilizados!
Salir
EB 1,2,3 de Salir
Participaram no Desafio na Escola as 3 turmas do 5º ano.
1º Classificado – 5º A
Tema apresentado: Jogos e Bilhete de Identidade do lince-ibérico e do abutre-preto
A turma elaborou vários jogos educativos (sopa de letras, palavras cruzadas, correspondências) com conceitos chave sobre o lince-ibérico e o abutre-preto. Foi ainda apresentado um bilhete de identidade para cada uma das espécies. O júri resolveu premiá-los por passarem aos seus colegas a mensagem do LIFE Habitat Lince Abutre de uma forma divertida e didáctica.
2º Classificado – 5º B
Tema apresentado: Livrinho de desenhos e histórias ‘Lince-ibérico e Abutre-preto’
Um livro tão técnico quanto bem disposto, onde podemos encontrar informações sobre o lince-ibérico e o abutre-preto, a área de intervenção do nosso projecto e ainda vários desenhos e histórias elaborados por todos os elementos da turma. O trabalho em equipa e a pesquisa bibliográfica foram fortemente elogiados pelo júri!
3º Classificado – 5º C
Tema apresentado: Música sobre o lince-ibérico e o abutre-preto
Num sensacional discurso rítmico com rimas, do tipo rap e ao som da pandeireta, os alunos do 5º C cantaram-nos uma música sobre o lince-ibérico e o abutre-preto.
São Bartolomeu de Messines
EB 2,3 João de Deus
Participaram no Desafio na Escola 2 turmas do 5º ano.
|
Participantes do Desafio na Escola da EB 2,3 João de Deus - São Bartolomeu de Messines
|
1º Classificado – 5º C
Tema apresentado: Música ‘Lince em terra, Abutre no ar’
Numa letra adaptada do original de Zeca Afonso ‘Vejam bem’, esta bonita música fala-nos da necessidade de conservação do lince-ibérico, do abutre-preto e dos seus habitats. No final da actuação, alguns alunos leram ainda mensagens chave a todos os presentes. Deixamos o convite para assistirem a um
pequeno trecho desta música que nos ficou a todos no ouvido.
2º Classificado – 5º D
Tema apresentado: Peça de teatro ‘O Gigante egoísta e o lince-ibérico’
Numa adaptação da peça de Óscar Wilde, a turma encenou uma história sobre um Gigante que ostentava um belo jardim onde as crianças costumavam ir brincar e onde um lince-ibérico costumava aparecer. Quando o Gigante resolveu aprisionar o lince e cercar o seu belo jardim, as crianças afastaram-se e nunca mais voltaram a brincar ali, para grande desgosto do Gigante. A história termina com a morte do Gigante, mas não antes de ele libertar o lince-ibérico, derrubar as cercas e voltar a ver as crianças a brincar alegremente no seu jardim.
São Brás de Alportel
EB 2,3 Bernardo Passos
Na EB 2,3 Bernardo Passo as 2 turmas que abraçaram o Desafio na Escola foram avaliadas separadamente, por terem apresentado temas distintos e terem optado por formar grupos dentro das turmas.
A turma do 8º B escolheu a elaboração de autocolantes sobre as espécies, dentro da temática dos materiais de divulgação, tendo formado equipas de 2 elementos. Concorreram 11 grupos, dificultando assim a atribuição de apenas um 1º e 2º classificados.
1º Classificado – Paulo e Daniela
A chave para o sucesso de um material de divulgação como um autocolante é a força da imagem e da mensagem apresentadas. O Paulo e a Daniela perceberam isso mesmo e apresentaram-nos o autocolante «Preservem o Lince-ibérico e o Abutre-preto», com bonitos desenhos destas duas espécies numa paisagem tipicamente Mediterrânica.
2º Classificado – Ana e Joana
Também a Ana e a Joana nos apresentaram uma forte e apelativa mensagem: «Abutre-preto e Lince-ibérico – deixe-os viver», num autocolante com um interessante design.
Restantes participantes:
Já a turma do 8º D optou pela criação de bandas desenhadas criativas. Num tema que exigia muito rigor artístico, apenas dois grupos conseguiram concluir a tempo as suas bandas desenhadas.
1º Classificado – Banda desenhada ‘Ameaças Reais’
Com desenhos estudados tecnicamente ao pormenor, este grupo de alunos elaborou uma história objectiva, com uma forte mensagem sobre as ameaças a que o abutre-preto e o lince-ibérico se encontram actualmente sujeitos. A beleza gráfica e a mensagem transmitida valeram a este grupo de amigos o 1º prémio.
2º Classificado – Banda desenhada sobre as presas
Numa banda desenhada graficamente bem apresentada, este grupo falou-nos das principais presas do lince-ibérico e do abutre-preto.
Escola S. José Belchior Viegas
Na Escola S. José Belchior Viegas, competiram 2 turmas do 10º ano, com o mesmo tema – um conto.
1º Classificado – 10º B com o conto ‘FELINCE’
Neste conto até o título mereceu o cuidado especial dos alunos, fazendo referência a um lince feliz. A história, muito bem estruturada e com importantes referências à biologia e ecologia da espécie, fez rapidamente perceber ao júri que a mensagem sobre o lince-ibérico tinha sido bem compreendida pelo grupo, para além de muito bem transmitida à vasta plateia que assistia à apresentação dos trabalhos.
2º Classificado – 10º A com o conto ‘Uma história de linces’
O conto dos alunos do 10º A falou-nos do lince-ibérico e da sua importância, com uma excelente interpretação do orador. Contudo, o destaque desta história vai para o papel dos jovens na mudança de atitudes e comportamentos da sociedade como um todo. Com iniciativa, esforço e persistência, juntos conseguimos proteger o nosso património natural, do qual o lince-ibérico faz parte.
|
Participantes do Desafio na Escola da EB 2,3 Poeta Bernardo Passos e da Escola São José Belchior Viegas - São Brás de Alportel |