Notícias e Eventos | 
Eventos
Eventos
Exposição da banda desenhada sobre o lince-ibérico volta à Malcata
18 agosto 2012 - 19 agosto 2012


Para os que ainda não tiveram oportunidade de visitar a exposição da banda desenhada ‘Lince-ibérico: a sua história em Portugal’, um álbum editado no âmbito do projecto LIFE Habitat Lince Abutre, ou para os que a pretendem revisitar, saibam que ela estará em exibição na aldeia de Foios, no Sabugal, de 26 de Julho a 24 de Agosto!

 


Não é a primeira vez que a exposição viaja até ao Sabugal – em Março deste ano a freguesia de Malcata acolheu durante 6 semanas esta exposição sobre o lince-ibérico (saiba mais aqui). Contudo, a procura registada e o interesse demonstrado pelas populações locais, escolas e visitantes, levou a que a freguesia de Foios solicitasse o regresso desta exposição ao concelho do Sabugal durante o mês de Agosto – altura em que a aldeia celebra as festas locais e dá as boas vindas aos seus emigrantes.

Aproveite estas férias para conhecer a bela aldeia de Foios, outrora habitat do lince-ibérico, e visitar a exposição do projecto LIFE Habitat Lince Abutre que nos fala da história deste emblemático e criticamente ameaçado felino!


A exposição é de entrada gratuita e aberta a todo o público interessado.
Divulgaremos em breve mais pormenores sobre o local e horários da exposição.





A banda desenhada ‘Lince-ibérico: a sua história em Portugal’ 
     Com ilustrações de um dos mais notáveis autores portugueses de banda desenhada, José dos Santos Garcês, e argumento do biólogo Bruno Pinto, este livro conduz-nos por uma palestra dada por um biólogo que fala ao seu público do lince-ibérico e da sua história, desde a Idade Média até aos dias de hoje, com alguns episódios passados não só em Portugal como em Espanha.
O principal objectivo deste livro, realizado no âmbito do Projecto, é a divulgação e sensibilização para a conservação do lince- ibérico de um público-alvo maioritariamente constituído por jovens adolescentes e adultos.


A aldeia de Foios
Ladeada pela Reserva Natural da Serra da Malcata e por Espanha, a aldeia de Foios fica a 22 quilómetros da cidade de Sabugal, num vale rodeado de serras, muito perto de onde nasce o Rio Côa. Com apenas cerca de 500 habitantes e mantendo como principais actividades económicas a agricultura e a pastorícia, Foios detém um importante património natural, cultural e arqueológico.


A Serra da Malcata e o Lince-ibérico

A Serra da Malcata é uma das áreas de ocorrência histórica do lince-ibérico em Portugal. A destruição da vegetação durante as décadas de 60 e 70, levada a cabo pelas empresas de celulose, foi responsável pela destruição de grande parte do habitat do lince-ibérico nesta zona.
Em resposta a estas ameaças, a LPN lançou em 1979 a campanha nacional ‘Salvemos o Lince e a Serra da Malcata’, contando igualmente com a participação do Serviço Nacional de Parques, Reservas e Património Paisagístico e a Direcção Geral de Ordenamento e Gestão Florestal.
Tratou-se da primeira grande manifestação da sociedade portuguesa por uma causa ambiental, tendo-se recolhido 46.542 assinaturas desde o seu início até ao seu final, em 29 de Fevereiro de 1980.

Este esforço viria rapidamente a ser recompensado, com a criação, a 16 de Outubro de 1981, da Reserva Natural da Serra da Malcata (Decreto-Lei n.º 294/81). Portugal garantia assim a protecção de uma área com aproximadamente 16.348 hectares e cujo principal objectivo consiste em desenvolver acções de conservação que possibilitem a viabilização da população de lince-ibérico.

33 anos depois desta grande campanha, a LPN, através do LIFE Habitat Lince Abutre, regressa à Malcata para recordar aos malcatanhos a história deste felino, um importante símbolo da sua região.


 

Em 1998, aquando da realização do censo do lince-ibérico, estimara-se a existência de uma sub-população de 7 a 9 animais na Serra da Malcata, ocupando aproximadamente 450 Km2 e integrada na meta-população Gata – Malcata - San Pedro - S. Mamede, constituída por 75 a 95 indivíduos. A Malcata era então uma área de grande importância para a conservação do lince.