Por fim, com um terceiro lugar bastante renhido, ficou o grupo da Cristina, Mariana, Sabrina, Marcelo, Rafael, que nos apresentou três t´shirts diferentes, com bonitos desenhos por eles elaborados. Sem dúvida temos artistas neste grupo.
T'shirts - 3º Prémio da Escola EB2/3 Padre João Coelho Cabanita, de Loulé
Já no dia 6 de Junho de manhã foi a vez de irmos à Escola Básica Professor Sebastião Teixeira de Salir onde 35 alunos do 7º e 8º ano nos receberem. Os alunos desta escola optaram por diferentes tipos de trabalhos e todos foram bastante criativos. Para a categoria de letras foi-nos apresentado um conto e uma música, enquanto que para a categoria de artes, foram apresentados autocolantes. Mais uma vez a escolha não foi nada fácil.
Na categoria de letras a Alice, Beatriz, Cristina, Olga e Ana, do 8º ano brilharam com a letra que realizaram para a música do “Gangnam Style”, em que de uma forma muito divertida nos cantaram tudo o que aprenderam sobre o lince e o abutre. O resultado valeu-lhes um merecido primeiro lugar. Oiça a música no nosso facebook.
Música "Gangnam Style" do Abutre e Lince em "Gangnam Style" - 1º Prémio da Categoria Letras, da Escola Básica Professor Sebastião Teixeira, de Salir
Quanto ao segundo lugar, coube aos 15 alunos da turma do 7º A que nos apresentaram um conto sobre o Riscado e o Penas, um lince-ibérico e um abutre-preto que junto com os seus outros amigos da floresta mediterrânica enfrentam algumas dificuldades para sobreviver.
Conto - 2º Prémio da Categoria Letras, da Escola Básica Professor Sebastião Teixeira, de Salir
No que diz respeito à categoria das artes, foram apresentados três autocolantes todos eles muito criativos. Pela excelente apresentação que fizeram do seu trabalho e pelo entusiasmo que demonstraram ao apresentá-lo, o primeiro lugar foi dado ao grupo do Alexandre, Ana, Beatriz, Fausto, Tatiana, do 8º C.
Autocolante - 1º Prémio da Categoria Artes, da Escola Básica Professor Sebastião Teixeira, de Salir
Já o segundo prémio foi atribuído ao grupo da Catarina, Cheila, Melissa, Tatiana e Ana, do 8º B pela excelente qualidade dos desenhos que fizeram no seu autocolante.
Autocolante - 2º Prémio da Categoria Artes, da Escola Básica Professor Sebastião Teixeira, de Salir
E por fim, em terceiro lugar, mas também de parabéns, ficou o grupo da Ana, Cindy, Débora, Inês e Hugo, do 8º C que nos apresentaram um bonito autocolante com a mensagem “Não matar, para criar”. Este autocolante foi elaborado a pensar especificamente em sensibilizar os caçadores, um público-alvo com que o projecto trabalha activamente.
Autocolante - 3º Prémio da Categoria Artes, da Escola Básica Professor Sebastião Teixeira, de Salir
O dia 6 terminou, com uma ida à escola Secundária de Loulé, onde 75 alunos do 12º ano nos apresentaram os seus trabalhos. Estes alunos optaram por realizar posters onde abordaram várias temáticas relacionadas com o lince-ibérico e o abutre-preto.
Mais uma vez a escolha não foi nada fácil, mas a Abigail e o Mário, do 12º D, destacaram-se com a apresentação que fizeram do seu original poster, tendo-lhes valido o primeiro lugar.
Poster - 1º Prémio, da Escola Secundária de Loulé
Já o segundo lugar coube ao grupo do Bruno, Alexandre e David, que com o seu elaborado poster nos mostraram o que mais importante havia para saber relativo à conservação destas duas espécies.
Poster - 2º Prémio, da Escola Secundária de Loulé
Por fim, o terceiro lugar foi atribuído à Catarina e Nicol do 12º C, que nos apresentaram mais um bonito e informativo poster.
Poster - 3º Prémio, da Escola Secundária de Loulé
Findo o ano lectivo, o projecto LIFE Habitat Lince Abutre dá novamente os parabéns a todos os participantes desta iniciativa, pelo esforço e dedicação que demonstaram ao longo destes meses; bem como aos seus professores e animadores, pelo empenho e motivação constante dos alunos.
O projecto LIFE Habitat Lince Abutre agradece uma vez mais aos senhores presidentes das Juntas de Freguesia de São Clemente e de Salir, por prontamente terem aceite participar desta iniciativa e fazer parte do júri de avaliação dos trabalhos. Agradecemos também a todas as escolas e seus professores, por nos terem acolhido nos seus planos de trabalho deste ano lectivo.
* Pelo segundo ano, as actividades de educação ambiental no Caldeirão foram realizadas por profissionais da In-Loco, uma associação local de desenvolvimento e cidadania que mantém uma constante proximidade com as comunidades locais no interior algarvio e alentejano.