Logo após o Carnaval as escolas de Moura, Mourão e Barrancos começaram as aulas com ‘As aventuras do lince Manchas e do abutre Bui’.
Foram as turmas da EB1 do Fojo, em Moura, que iniciaram esta segunda grande actividade do Projecto LIFE Habitat Lince Abutre, que levou à sala de aula a experiência dos alunos serem linces e abutres por um dia.
Esta actividade começou com uma revisão do que apreenderam da visita ao Baldio da Amareleja, seguida de uma apresentação mais aprofundada sobre o lince-ibérico e o abutre-preto, os seus requisitos e características ecológicas, as ameaças a que estão sujeitos e os esforços do Projecto para conservar e proteger estas espécies.
No final desta actividade, a turma é dividida na Equipa Lince e na Equipa Abutre e todos os alunos participam no jogo de chão ‘As aventuras do Manchas e do Bui’ que tem como objectivo levar a espécie da sua equipa à casa final onde podem encontrar uma boa toca/ninho para se proteger. Até lá, precisam enfrentar vários desafios, responder a perguntas e atravessar casas boas e más que estão à espreita ao longo do jogo.
Serão realizadas neste período escolar cerca de 40 visitas às escolas que colaboram com o Projecto. Entre turmas do 1º e 2º ciclo, espera-se que as aventuras do Manchas e do Bui sejam partilhadas entre aproximadamente 700 crianças da região.
|
|
A Equipa Abutre
|
A Equipa Lince |