Nos dias 21 e 22 de Março de 2011 teve lugar mais uma contagem de aves necrófagas no âmbito do projecto. Esta contagem teve a colaboração de 5 voluntários, Cláudio Ferreira, Cristina Maroñas, Inês Range, Tiago Ventura e Vera Arsénio, aos quais aproveitamos para agradecer o apoio prestado no campo. Participaram também nesta contagem os técnicos da equipa CEAI no projecto Alfonso Godino, David Delgado e Pedro Lourenço, assim como o técnico da LPN Nuno Curado.
No primeiro dia foi efectuada a contagem na ZPE do Vale do Guadiana e no segundo dia a contagem na ZPE de Mourão/Moura/Barrancos, tendo sido registada a ocorrência não apenas de aves necrófagas, mas também outras aves de rapina e outras grandes planadoras. Durante os dois dias de trabalho de campo foram detectados 15-18 abutres-pretos Aegypius monachus, a maioria dos quais (11-13) na região de Mourão, Moura e Barrancos. Foi o número mais elevado de abutres-pretos detectados nestas contagens até à data. No total foram detectadas 15 espécies de aves de rapina, sendo a mais abundante o grifo Gyps fulvus (220-290 indivíduos), seguido do bútio Buteo buteo (11-14 inds.) e da águia-cobreira Circaetus gallicus (10-14 inds.). É de realçar a observação de todas as espécies de grandes águias de ocorrência em Portugal (águia-real Aquila chrysaetus, águia-imperial Aquila adalberti e águia-de-Bonelli Aquila fasciata).
Foram ainda observadas mais de 80 cegonhas-brancas Ciconia ciconia e 2 cegonhas-pretas Ciconia nigra, assim como 5-8 corvos Corvus corax.
As próximas contagens serão realizadas em meados de Maio, sendo a presença de mais voluntários bem-vinda! Os interessados em participar na próxima contagem deverão contactar o técnico do projecto Pedro Lourenço através do e-mail plourenco@ceai.pt.
Abutre-preto Aegypius monachus observado durante a contagem