Mais uma vez, um Grifo de Ruppell (
Gyps rueppellii) foi fotografado num dos campos de alimentação do projecto LIFE
Habitat Lince Abutre.
Neste caso, o registo deu-se no campo de alimentação da Herdade de Galeana, na freguesia de Granja, concelho de Mourão, no dia 9 de Novembro de 2013.
Mas o maior destaque desta observação vai para a idade da ave fotografada…
Ao contrário das ocasiões anteriores (
uma observação em outro campo de alimentação do projecto e uma marcação na ZPE de Moura/Mourão/Barrancos no verão passado), em que os indivíduos observados na área de intervenção do projecto eram ambos juvenis, o Grifo de Ruppell agora observado no campo de alimentação da Galeana era adulto…
O registo foi obtido após um fornecimento do campo, tendo a foto captado o momento em que este Griffo de Ruppell se alimentava de uma carcaça juntamente com várias dezenas de grifos (
Gyps fulvus) e 3 abutres-pretos (
Aegypius monachus).
Grifo de Ruppell (à direita) e grifos em redor de carcaça
Esta é a primeira observação de um adulto desta espécie no âmbito do projecto e uma das poucas realizadas até agora no Sul de Portugal, onde principalmente têm sido observados indivíduos juvenis.
Para além de cumprirem a sua principal função de garantir a disponibilidade trófica para as populações de abutre-preto no Sudeste de Portugal, os campos de alimentação criados pelo projecto LIFE Habitat Lince Abutre para esta espécie necrófaga continuam a fornecer importantes informações sobre a presença de outras espécies escassas e ameaçadas (ex. Grifo de Ruppel, águia-imperial-ibérica), assim como outras informações que estão a facilitar um melhor conhecimento da comunidade de aves necrófagas presentes nesta região.
O Grifo de Ruppell tem como área de distribuição a África subsaariana. Contudo, o número de registos na Península Ibérica tem tido um incremento na última década, nomeadamente em locais associados a concentrações de grifos em migração (Sagres, na costa Vicentina, e o estreito de Gibraltar, em Espanha).
Esta espécie assemelha-se a um grifo, distinguindo-se pelo tamanho (é um pouco mais pequena) e pela plumagem salpicada de orlas brancas ou beges.