Notícias e Eventos | 
Notícias
Notícias
Participação no II Congresso Internacional sobre coelho-bravo
21 novembro 2011


A convite do projecto LIFE+ “Conservação de espécies prioritárias da floresta Mediterrânica em Castilla-La Mancha” (LIFE Priorimancha), técnicos da LPN da equipa do LIFE Habitat Lince Abutre participaram no II Congresso Internacional sobre o coelho-bravo para falar do contributo do Programa Lince através do Programa LIFE – Natureza na recuperação do coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus).


O encontro decorreu na cidade de Toledo, no Campus Universitário “Fábrica de Armas”, onde durante dois dias foram apresentadas 23 comunicações orais e duas sessões para apresentação de posters, focando temáticas como a biologia, ecologia, genética, aspectos sanitários e técnicas de gestão das populações de coelho-bravo e seus habitats. Houve ainda lugar para discutir a importância do coelho-bravo no âmbito da conservação de espécies prioritárias, numa mesa redonda que contou com a participação do sector cinegético, ambiental e de um proprietário local.

A comunicação oral apresentada pela LPN consistiu numa descrição dos seus projectos LIFE – Natureza com acções dirigidas à conservação e recuperação das populações locais de coelho-bravo. Como tal, foram apresentadas as acções e resultados obtidos no âmbito do projecto LIFE Lince Moura/Barrancos – decorrido entre 2006 e 2010 e distinguido com o prémio “Melhor entre os Melhores” projectos LIFE – Natureza em 2010 – e do projecto LIFE Habitat Lince Abutre, que, em parte, veio dar seguimento ao projecto anterior e que está a ser realizado em parceria com um vasto conjunto de entidades representantes das mais diversas áreas (conservação da natureza, caça, agricultura, veterinária e social).


Comunicação sobre o LIFE Habitat Lince Abutre


Este encontro, que reuniu cerca de 300 pessoas, revelou-se uma excelente oportunidade de divulgação do LIFE Habitat Lince Abutre a um público maioritariamente Espanhol, para além de ter permitido a discussão de medidas e a partilha de informações, metodologias, resultados e conclusões úteis para o desenvolvimento deste projecto com investigadores e técnicos de vários sectores e agências envolvidas na conservação e gestão do coelho-bravo, com décadas de experiência nesta matéria, nomeadamente no que respeita a projectos que visam a conservação do lince-ibérico, uma das espécies-alvo deste projecto LIFE.

Os oradores convidados tiveram ainda a oportunidade de participar numa visita guiada a uma propriedade localizada em pleno Parque Nacional de Cabañeros, onde diversas medidas para fomento de coelho-bravo têm vindo a ser implementadas no âmbito do LIFE Priorimancha, nomeadamente a construção de diversos tipos de abrigos artificiais e sementeiras.
 
 


Abrigos artificiais para coelho-bravo construídos no âmbito do projecto LIFE Priorimancha
Esta área foi sujeita a repovoamento com coelho-bravo, pelo que ao seu redor, nas duas primeiras semanas, foi mantida uma rede coelheira para evitar a dispersão imediata dos indivíduos
 
Outros tipos de abrigos artificiais para coelho-bravo
(moroiço de pedras à esquerda, e abrigo de tubos 'Boscaje' à direita)


A equipa técnica do LIFE Habitat Lince Abutre agradece uma vez mais aos colegas do LIFE Priorimancha pelo convite para participação neste Congresso, bem como pela excelente e cuidada recepção e bibliografia cedida.




LIFE Priorimancha
Com início em 2009 e término previsto para o final de 2012, este projecto tem como principal objectivo conhecer e melhorar o estado de conservação do lince-ibérico, da águia-imperial-ibérica, da águia-de-Bonelli e do abutre-preto em Castilla-La Mancha. Para tal, este projecto está a ser desenvolvido em propriedades privadas e públicas, fomentando os recursos alimentares das espécies-alvo, principalmente o coelho-bravo, reduzindo as ameaças existentes e aplicando os planos de conservação dirigidos a estas espécies.


LIFE Habitat Lince Abutre & a promoção das populações de coelho-bravo por gestão de habitat
Para potenciar as populações de coelho-bravo existentes na área do projecto, estão a ser implementadas medidas de gestão de habitat, como, por exemplo, a fertilização de campos de pastagem para aumentar a sua produtividade. Brevemente serão ainda criados cômeros nas margens de campos de cultivo (amontoados de terra e vegetação em locais privilegiados para abrigo e reprodução de coelho) e cercados em redor de abrigos para coelho-bravo.