Notícias e Eventos | 
Notícias
Notícias
Habitat Lince Abutre no X Congresso da SECEM
12 dezembro 2011


      Técnicos do Projecto estiveram presentes no décimo Congresso da Sociedade Espanhola de Conservação e Ecologia de Mamíferos (X SECEM), que teve lugar em Fuengirola (Málaga) entre 3 e 6 de Dezembro de 2011.

A comunicação oral apresentada pela LPN focou-se na análise cartográfica realizada para selecção a nível regional de áreas prioritárias para implementar acções de conservação dirigidas ao lince-ibérico na área de intervenção deste projecto LIFE, o Sudeste de Portugal. Enquanto uma das acções preparatórias do Projecto, esta análise revelou-se essencial para definir clara e objectivamente os locais mais importantes para intervir (ver o relatório de resultados aqui), bem como para seleccionar mais detalhadamente os gestores locais e proprietários a contactar.

No congresso, que contou com a assistência de cerca de 300 pessoas, foram apresentados diversos trabalhos sobre a biologia, ecologia, distribuição e conservação de várias espécies de mamíferos da Península Ibérica.
Ao todo, foram apresentadas 72 comunicações orais, em 3 sessões paralelas, e expostos mais de 80 posters. De particular interesse para os técnicos do LIFE Habitat Lince Abutre foram as duas sessões de apresentações orais e os vários posters dedicados ao lince-ibérico, nos quais se pôde ficar a conhecer mais sobre a situação actual deste felino em Espanha, tanto no que toca às suas populações silvestres, como ao esforço de reprodução em cativeiro e reintrodução na Andaluzia.