Notícias e Eventos | 
Notícias
Notícias
Apresentação do Projecto em Barranco do Velho
8 fevereiro 2012


No passado dia 7 de Fevereiro, a Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão (APFSC), em Barranco do Velho, no concelho de Loulé, acolheu uma sessão de apresentação e esclarecimento sobre o LIFE Habitat Lince Abutre, dirigida a agentes locais e regionais do Sítio Caldeirão – uma das cinco áreas da Rede Natura 2000 abrangidas por este projecto e uma área de ocorrência histórica do lince-ibérico.

 


Num encontro que reuniu 17 pessoas, estiveram representados os sectores cinegético, florestal (APFSC e APCOR – Associação Portuguesa de Cortiça), agrícola e do ambiente, contando ainda com a presença de um investigador da Universidade de Évora.
 
 
  

O grande número de questões colocadas no final da apresentação e a positiva discussão e interacção daí resultante, nomeadamente em torno de temáticas como o lince-ibérico enquanto super-predador, a Rede Natura 2000 e as dificuldades de entendimento entre as partes, reafirmam a necessidade da realização de mais iniciativas do género, não só junto dos agentes locais bem como da população como um todo.

 


Com este encontro foi possível estreitar contactos com entidades gestoras de zonas de caça localizadas em áreas de grande importância para a promoção e protecção do habitat do lince-ibérico na Serra do Caldeirão, bem como partilhar informações e estabelecer sinergias no que respeita a medidas de gestão de habitat adequadas para uma mais eficaz recuperação das populações locais de coelho-bravo, a principal presa do lince-ibérico e uma das espécies cinegéticas mais importantes na região, mas cujos efectivos sofreram um drástico declínio nas últimas décadas devido a duas doenças de origem viral. A recuperação desta espécie é um objectivo comum a conservacionistas e caçadores, pelo que, se alinhados na mesma direcção, os esforços para a sua conservação podem trazer melhores resultados.

A equipa do projecto agradece à APFSC pela cedência gratuita de um espaço para a realização deste encontro, bem como ao Eng.º Pedro Jesus pela cooperação e dedicação demonstradas e que potenciaram os resultados desta acção. Agradecemos também a todos os participantes que aceitaram este convite para conhecerem um pouco mais do LIFE Habitat Lince Abutre e as mais-valias que o mesmo trará à região, aplaudindo a afluência do sector cinegético a esta iniciativa, que reuniu um terço das entidades gestoras de zonas de caça (8 de 23 clubes e associações de caçadores) abrangidas pela área onde foi realizada esta acção.


Ao longo deste ano e do próximo irão decorrer várias acções deste género nas três áreas de intervenção do projecto: Mourão, Moura e Barrancos, Vale do Guadiana e Serra do Caldeirão. Fique atento ao nosso site!