Notícias e Eventos | 
Notícias
Notícias
A Gincana das Ameaças
23 abril 2012


No decorrer deste ano lectivo foram já centenas as crianças do Vale do Guadiana e da Serra do Caldeirão que ficaram a conhecer o LIFE Habitat Lince Abutre por intermédio do lince-ibérico Manchas e do abutre-preto Bui.

O Manchas e o Bui têm uma certa tendência para se meterem em sarilhos, não fossem eles ainda duas jovens crias! Depois do jogo de chão “As aventuras do Manchas e do Bui” eles surgem agora com a “Gincana das ameaças”. E são muitas as ameaças que têm à espreita… só mesmo com alguma ajuda é que estes dois amigos conseguem ultrapassar todos os obstáculos que vão encontrando pelo caminho.

E foi precisamente um pouco por toda a área de intervenção do projecto, onde estas espécies têm potencial para ocorrer, que fomos encontrar as pessoas ideais para os ajudar nesta difícil missão!
Centenas de crianças do 1º ao 5º ano, de várias escolas da região, têm dado o seu melhor para conseguir ajudar o Manchas e o Bui a ultrapassar uma série de perigos escondidos pelos recreios das suas escolas, até finalmente os conduzirem em segurança aos seus refúgios. Até chegar à sua toca, o Manchas tem de atravessar uma estrada não sinalizada, descobrir como transpor uma enorme barragem numa zona onde costumava haver uma bonita floresta, evitar armadilhas ilegais escondidas na vegetação e, finalmente, encontrar uma boa árvore para usar como toca. Já o Bui, até encontrar uma boa árvore para fazer o seu ninho, tem de evitar parques eólicos e linhas eléctricas, que os nossos amigos terão de identificar para que nenhuma ave nelas colide, e descobrir o senhor culpado que anda a espalhar veneno nas carcaças de que ele e a sua família se alimentam.
São muitas ameaças para duas espécies só, e todas elas de origem humana…

É muito importante que as crianças da região apreendam o valor do património natural que as suas aldeias e vilas detêm. Espécies de um valor único, criticamente ameaçadas em muito devido a uma continuada má gestão do território e dos recursos.
Crianças de hoje, adultos de amanhã, é nas mãos destes meninos e meninas que reside o futuro do lince-ibérico e do abutre-preto em Portugal. Um futuro que esperamos ser tão risonho quanto os rostos destas crianças no decorrer desta série de aventuras escolares do Manchas e do Bui!

 
 
'Linces' de Querença a passarem à próxima etapa do desafio da Gincana do Manchas


 
'Linces' de Benafim a sinalizarem uma rodovia na Gincana do Manchas com sinal de perigo de atravessamento de linces

 
 
A equipa dos 'abutres' a deslocar os aerogeradores duma floresta com habitat adequado para o abutre-preto para uma zona com habitat desadequado para esta e outras aves de rapina

 
 
Equipa dos 'linces' e dos 'abutres' de Querença partilham as suas experiências no final da Gincana das Ameaças