Notícias e Eventos | 
Notícias
Notícias
Conhecidos os vencedores do Desafio na Escola ‘Ajuda o Lince-ibérico e o Abutre-preto’!
18 junho 2012


Durante o ano lectivo de 2011/2012, várias escolas da Serra do Caldeirão aceitaram o nosso convite para participarem de um conjunto de acções de educação e sensibilização ambiental sobre o lince-ibérico e o abutre-preto. Para além de palestras e um divertidíssimo quiz sobre o LIFE Habitat Lince Abutre, cerca de 250 alunos do 2º ciclo ao ensino secundário aceitaram participar no nosso desafio ‘Ajuda o Lince-ibérico e o Abutre-preto’.


O desafio consistiu na elaboração de um trabalho de final de ano sobre o projecto LIFE Habitat Lince Abutre e as suas espécies-alvo, dentro da área artística (música, teatro), literária (conto, banda desenhada, materiais de divulgação), informática e audiovisuais (blogues, vídeos, jogos).
Em cada escola, todos os trabalhos foram avaliados por um júri constituído por um elemento da equipa técnica do projecto, o animador responsável pelas actividades de educação ambiental (da Associação In-Loco*) e o presidente da Junta de Freguesia local.

A primeira escola a receber a nossa visita foi a EB 2,3 Poeta Bernardo Passos, em São Brás de Alportel, onde alunos do 8º ano dessa escola e duas turmas do 10º ano da Escola S. José Belchior Viegas nos apresentaram os seus trabalhos.

Participantes do Desafio na Escola da EB 2,3 Poeta Bernardo Passos e da Escola S. José Belchior Viegas - São Brás de Alportel


Na categoria de contos, os premiados foram a Alicia, a Joana, a Yara, a Maia e o Ricardo, do 10ºB, com o conto “Felince” – uma história que nos falava de um Lince Feliz.

'Felince' - 1º prémio na categoria 'Contos'


Na categoria de banda desenhada criativa, foram premiados 3 alunos do 8ºD com bonitas ilustrações sobre as “Ameaças Reais” enfrentadas actualmente pelo lince-ibérico e o abutre-preto.

'Ameaças Reais' - 1º prémio na categoria 'Banda desenhada creativa'


Na categoria materiais de divulgação, o Paulo e a Daniela do 8ºD apresentaram-nos o autocolante “Preservem o lince e o abutre-negro” – um trabalho que, pelo rigor técnico dos desenhos e forte mensagem transmitida, mereceu o primeiro prémio.

'Preservem o lince e o abutre-negro' - 1º prémio na categoria 'Materiais de divulgação'


Seguiu-se São Bartolomeu de Messines, onde fomos ao encontro dos alunos da EB 2,3 João de Deus.

Participantes do Desafio na Escola da EB 2,3 João de Deus - São Bartolomeu de Messines

Apesar da interessante e dinâmica peça de teatro apresentada pelos alunos do 5ºD, o 1º lugar viria a ser atribuído aos colegas do 5ºC, que nos cantaram e encantaram com uma bonita adaptação do tema de Zeca Afonso ‘Vejam bem’, cuja letra nos alerta para a necessidade de conservação do lince-ibérico, do abutre-preto e dos seus habitats no nosso país – uma música que nos ficou no ouvido!

    
Interpretação da canção 'Vejam bem' - 1º prémio   Peça de teatro sobre o lince-ibérico - 2º prémio


Seguiu-se a EB 1,2,3 de Salir, onde as turmas do 5º ano nos apresentaram trabalhos muito distintos!
A decisão não foi fácil, dada a diversidade e qualidade dos trabalhos apresentados… Contudo, o 1º prémio viria a ser atribuído ao 5ºA, que nos apresentou um interessante bilhete de identidade das espécies e jogos (palavras cruzadas e sopas de letras) alusivos aos conceitos chave apreendidos durante as acções de sensibilização anteriormente promovidas pelo projecto nas suas salas de aula.

 
Trabalho apresentado pela turma vencedora do Desafio na Escola em Salir

No 2º e 3º lugar, respectivamente, ficaram as turmas do 5ºB e 5ºC, com a elaboração de um conto ilustrado e uma animada música cantada ao som de pandeireta! Estes alunos fizeram um excelente trabalho de grupo, e o seu entusiasmo e empenho no tema foi aplaudido por todo o júri.

  
  Trabalhos apresentados pelo 2º e 3º classificados do Desafio na Escola em Salir



O desafio na escola ‘Ajuda o lince-ibérico e o abutre-preto’ na Serra do Caldeirão terminou na Escola Profissional de Alte. Participaram no concurso as turmas do 1º ano do curso técnico de Processamento e Controlo Alimentar, 1º ano de Turismo, 2º ano de Informática e Gestão e do 3º ano de Construção Civil.

Participantes do Desafio na Escola da Escola Profissional de Alte

Estes alunos multifacetados apresentaram uma grande diversidade de projectos, desde a criação de blogues para a divulgação das espécies e do projecto, à produção de um vídeo de divulgação, uma actividade de peddy-paper destinada à população, cartazes de divulgação do lince-ibérico e do abutre-preto para promoção do turismo, e até uma reprodução em tamanho real de um lince-ibérico, elaborado pelos alunos de construção civil. Contudo, os grandes vencedores foram os alunos do curso profissional de Técnico de Informática e Gestão, que não só desenvolveram um jogo de tabuleiro sobre as espécies – ‘Glória selvagem’ – como desenvolveram um suporte informático para o mesmo. Estes alunos foram convidados pelo projecto LIFE Habitat Lince Abutre a disponibilizarem o seu jogo em suporte informático a todos os visitantes da página oficial do projecto.


 
Trabalho apresentado pelo curso profissional de Técnico de Informática e Gestão, em Alte - 1º prémio



Findo o ano lectivo, o projecto LIFE Habitat Lince Abutre dá os parabéns a todos os participantes desta iniciativa, pelo esforço e dedicação que demonstraram ao longo destes meses; bem como aos seus professores e animadores, pelo empenho e motivação constante dos alunos.

Fique atento, pois todos os trabalhos serão brevemente divulgados aqui, na página do projecto!
Até lá convidamo-lo a assistir no nosso Facebook ao vídeo onde os meninos de São Bartolomeu de Messines nos cantam a sua versão de “Vejam bem”!



O projecto LIFE Habitat Lince Abutre agradece uma vez mais aos senhores presidentes das Juntas de Freguesia de São Brás de Alportel, São Bartolomeu de Messines, Salir e Alte, por prontamente terem aceite participar desta iniciativa e fazer parte do júri de avaliação dos trabalhos. Agradecemos também a todas as escolas e seus professores, por nos terem acolhido nos seus planos de trabalho deste ano lectivo.

 

* As actividades de educação ambiental no Caldeirão foram realizadas por profissionais da In-Loco, uma associação local de desenvolvimento e cidadania que mantém uma constante proximidade com as comunidades locais no interior algarvio e alentejano.