Durante o ano lectivo de 2011/2012, várias escolas da Serra do Caldeirão aceitaram o nosso convite para participarem de um conjunto de acções de educação e sensibilização ambiental sobre o lince-ibérico e o abutre-preto. Para além de palestras e um divertidíssimo quiz sobre o LIFE Habitat Lince Abutre, cerca de 250 alunos do 2º ciclo ao ensino secundário aceitaram participar no nosso desafio ‘Ajuda o Lince-ibérico e o Abutre-preto’.
O desafio consistiu na elaboração de um trabalho de final de ano sobre o projecto LIFE Habitat Lince Abutre e as suas espécies-alvo, dentro da área artística (música, teatro), literária (conto, banda desenhada, materiais de divulgação), informática e audiovisuais (blogues, vídeos, jogos).
Em cada escola, todos os trabalhos foram avaliados por um júri constituído por um elemento da equipa técnica do projecto, o animador responsável pelas actividades de educação ambiental (da Associação In-Loco*) e o presidente da Junta de Freguesia local.
A primeira escola a receber a nossa visita foi a EB 2,3 Poeta Bernardo Passos, em São Brás de Alportel, onde alunos do 8º ano dessa escola e duas turmas do 10º ano da Escola S. José Belchior Viegas nos apresentaram os seus trabalhos.
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Participantes do Desafio na Escola da EB 2,3 Poeta Bernardo Passos e da Escola S. José Belchior Viegas - São Brás de Alportel |
Na categoria de contos, os premiados foram a Alicia, a Joana, a Yara, a Maia e o Ricardo, do 10ºB, com o conto “Felince” – uma história que nos falava de um Lince Feliz.
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'Felince' - 1º prémio na categoria 'Contos' |
Na categoria de banda desenhada criativa, foram premiados 3 alunos do 8ºD com bonitas ilustrações sobre as “Ameaças Reais” enfrentadas actualmente pelo lince-ibérico e o abutre-preto.
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'Ameaças Reais' - 1º prémio na categoria 'Banda desenhada creativa' |
Na categoria materiais de divulgação, o Paulo e a Daniela do 8ºD apresentaram-nos o autocolante “Preservem o lince e o abutre-negro” – um trabalho que, pelo rigor técnico dos desenhos e forte mensagem transmitida, mereceu o primeiro prémio.
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'Preservem o lince e o abutre-negro' - 1º prémio na categoria 'Materiais de divulgação' |
Seguiu-se São Bartolomeu de Messines, onde fomos ao encontro dos alunos da EB 2,3 João de Deus.
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Participantes do Desafio na Escola da EB 2,3 João de Deus - São Bartolomeu de Messines
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Apesar da interessante e dinâmica peça de teatro apresentada pelos alunos do 5ºD, o 1º lugar viria a ser atribuído aos colegas do 5ºC, que nos cantaram e encantaram com uma bonita adaptação do tema de Zeca Afonso ‘Vejam bem’, cuja letra nos alerta para a necessidade de conservação do lince-ibérico, do abutre-preto e dos seus habitats no nosso país – uma música que nos ficou no ouvido!
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Interpretação da canção 'Vejam bem' - 1º prémio |
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Peça de teatro sobre o lince-ibérico - 2º prémio |
Seguiu-se a EB 1,2,3 de Salir, onde as turmas do 5º ano nos apresentaram trabalhos muito distintos!
A decisão não foi fácil, dada a diversidade e qualidade dos trabalhos apresentados… Contudo, o 1º prémio viria a ser atribuído ao 5ºA, que nos apresentou um interessante bilhete de identidade das espécies e jogos (palavras cruzadas e sopas de letras) alusivos aos conceitos chave apreendidos durante as acções de sensibilização anteriormente promovidas pelo projecto nas suas salas de aula.
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Trabalho apresentado pela turma vencedora do Desafio na Escola em Salir |
No 2º e 3º lugar, respectivamente, ficaram as turmas do 5ºB e 5ºC, com a elaboração de um conto ilustrado e uma animada música cantada ao som de pandeireta! Estes alunos fizeram um excelente trabalho de grupo, e o seu entusiasmo e empenho no tema foi aplaudido por todo o júri.
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Trabalhos apresentados pelo 2º e 3º classificados do Desafio na Escola em Salir |
O desafio na escola ‘Ajuda o lince-ibérico e o abutre-preto’ na Serra do Caldeirão terminou na Escola Profissional de Alte. Participaram no concurso as turmas do 1º ano do curso técnico de Processamento e Controlo Alimentar, 1º ano de Turismo, 2º ano de Informática e Gestão e do 3º ano de Construção Civil.
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Participantes do Desafio na Escola da Escola Profissional de Alte
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Estes alunos multifacetados apresentaram uma grande diversidade de projectos, desde a criação de blogues para a divulgação das espécies e do projecto, à produção de um vídeo de divulgação, uma actividade de
peddy-paper destinada à população, cartazes de divulgação do lince-ibérico e do abutre-preto para promoção do turismo, e até uma reprodução em tamanho real de um lince-ibérico, elaborado pelos alunos de construção civil. Contudo, os grandes vencedores foram os alunos do curso profissional de Técnico de Informática e Gestão, que não só desenvolveram um jogo de tabuleiro sobre as espécies – ‘Glória selvagem’ – como desenvolveram um suporte informático para o mesmo. Estes alunos foram convidados pelo projecto LIFE Habitat Lince Abutre a disponibilizarem o seu jogo em suporte informático a todos os visitantes da página oficial do projecto.
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Trabalho apresentado pelo curso profissional de Técnico de Informática e Gestão, em Alte - 1º prémio |
Findo o ano lectivo, o projecto LIFE Habitat Lince Abutre dá os parabéns a todos os participantes desta iniciativa, pelo esforço e dedicação que demonstraram ao longo destes meses; bem como aos seus professores e animadores, pelo empenho e motivação constante dos alunos.
Fique atento, pois todos os trabalhos serão brevemente divulgados aqui, na página do projecto!
Até lá convidamo-lo a assistir no nosso
Facebook ao vídeo onde os meninos de São Bartolomeu de Messines nos cantam a sua versão de “
Vejam bem”!
O projecto LIFE Habitat Lince Abutre agradece uma vez mais aos senhores presidentes das Juntas de Freguesia de São Brás de Alportel, São Bartolomeu de Messines, Salir e Alte, por prontamente terem aceite participar desta iniciativa e fazer parte do júri de avaliação dos trabalhos. Agradecemos também a todas as escolas e seus professores, por nos terem acolhido nos seus planos de trabalho deste ano lectivo.
* As actividades de educação ambiental no Caldeirão foram realizadas por profissionais da In-Loco, uma associação local de desenvolvimento e cidadania que mantém uma constante proximidade com as comunidades locais no interior algarvio e alentejano.