Notícias e Eventos | 
Notícias
Notícias
Sala cheia no Sobral da Adiça
10 outubro 2012


Foi grande a afluência no passado dia 3 de Outubro para a sessão de apresentação do projecto dirigida a olivicultores da região de Moura. Neste encontro, que decorreu no Sobral da Adiça (concelho de Moura), estiveram cerca de 25 olivicultores interessados em saber mais sobre o LIFE Habitat Lince Abutre e, em particular, sobre a medida que este projecto propõe para os olivais das Serras de Moura.

No início da sessão, Miguel Raposo Pedro, da Associação de Jovens Agricultores de Moura, uma das entidades parceiras deste projecto, salientou a importância das sinergias entre o mundo agrícola e da conservação, e da ligação entre as entidades de ambas as partes.
Seguiu-se uma breve apresentação do projecto, onde se falou dos seus objectivos, do abutre-preto e do lince-ibérico, e das medidas de conservação e recuperação de habitat já a decorrer no concelho de Moura.

O assunto mais aguardado foi sem dúvida a explicação da medida proposta para os olivais das Serras de Moura, que pretende a criação de corredores de habitat favorável para o lince-ibérico nos olivais situados nas zonas baixas das Serras. Para tal, conta-se com a colaboração dos olivicultores, para que deixem pequenas áreas nos seus olivais em que a vegetação arbustiva possa recuperar e desenvolver-se. Deste modo, facilita-se a deslocação do lince-ibérico, e de outras espécies, entre os topos das serras (onde existem boas áreas de abrigo para esta espécie) e aumentam-se as áreas favoráveis ao coelho-bravo e outras espécies cinegéticas. Como parte desta medida, está prevista uma compensação financeira por eventuais perdas de rendimento aos olivicultores que desejem colaborar.

Em geral, foi grande o interesse dos olivicultores presentes ao que foi proposto, sendo que a maioria se mostrou disponível para reunir novamente com a equipa do projecto, a fim de estreitar uma possível colaboração.

 





 
A equipa do LIFE Habitat Lince Abutre aproveita a oportunidade para agradecer a todos os presentes, bem como à Junta de Freguesia do Sobral da Adiça, pela cedência da sala para este evento e pelo apoio prestado na divulgação do mesmo, e à Rádio Planície, pela divulgação junto da população de Moura.