Notícias e Eventos | 
Notícias
Notícias
O Gato-cravo de volta à Serra do Caldeirão
16 outubro 2012


Sempre que encontramos alguém de mais idade em plena Serra do Caldeirão, não hesitamos em lhe perguntar se ainda se recorda de ver o lince-ibérico... Mas a maior parte não reconhece sequer este nome, pois o esquivo felino da cauda curta e tufos nas orelhas era por aqui conhecido como gato-cravo ou liberne. Os tempos mudaram, a sua principal presa, o coelho-bravo, diminuiu drasticamente na Serra e o gato-cravo deixou de se ver. Quem o conhece hoje como lince-ibérico nunca teve oportunidade de o ver…

Para recordar este emblemático símbolo da região e sensibilizar as populações locais para a importância da conservação do seu habitat, o projecto LIFE Habitat Lince Abutre com o apoio da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel promovem a exposição da banda desenhada ‘Lince-ibérico: a sua história em Portugal’, que estará em exibição no edifício da Junta de Freguesia de 18 de Outubro a 8 de Novembro *.

A exposição terá início no dia em que realizamos uma sessão de apresentação do projecto a agentes locais da região de São Brás de Alportel que possam beneficiar da experiência do projecto (ex. caçadores, agricultores, florestais, técnicos de associações para o desenvolvimento local ou de ambiente), e encerrará no dia 8 de Novembro, altura em que será realizada a mesma apresentação do projecto desta vez dirigida a toda a população.

Se ainda não teve oportunidade de visitar esta exposição ou a pretende revisitar, aqui fica o nosso convite!

 


* Horário da exposição: 2ª a 6ª feira, das 9h às 12h30 e das 14h às 16h
A exposição é de entrada gratuita e aberta a todo o público interessado.



A banda desenhada ‘Lince-ibérico: a sua história em Portugal’
Com ilustrações de um dos mais notáveis autores portugueses de banda desenhada, José dos Santos Garcês, e argumento do biólogo Bruno Pinto, este livro conduz-nos por uma palestra dada por um biólogo que fala ao seu público do lince-ibérico e da sua história, desde a Idade Média até aos dias de hoje, com alguns episódios passados não só em Portugal como em Espanha.
O principal objectivo deste livro, editado no âmbito do projecto LIFE Habitat Lince Abutre, é a divulgação e sensibilização para a conservação do lince-ibérico de um público-alvo maioritariamente constituído por jovens adolescentes e adultos.