Notícias e Eventos | 
Notícias
Notícias
Caçadores de São Brás de Alportel tiram dúvidas sobre o lince-ibérico
22 outubro 2012


Uma das grandes componentes do LIFE Habitat Lince Abutre consiste na informação e sensibilização ambiental das populações locais da área de intervenção do projecto. Neste sentido, têm sido promovidas várias sessões de esclarecimento e apresentação do projecto, nas quais é realçada a importância da preservação do lince-ibérico, do abutre-preto e dos seus habitats naturais, a paisagem Mediterrânica.
Um dos grupo alvo para o qual temos dedicado atenção redobrada é o dos agentes locais, e que engloba todos os sectores que de uma forma directa ou indirecta dependem ou estão ligados à paisagem Mediterrânica, como é o caso da caça, agricultura, silvicultura, comércio (ex. artesanato, licores e compotas), turismo ou até mesmo das associações de conservação da natureza e de desenvolvimento local.

A iniciativa de promover uma destas sessões de esclarecimento na localidade de São Brás de Alportel, na Serra do Caldeirão, foi prontamente apoiada pela Junta de Freguesia, que viu neste encontro uma oportunidade única para esclarecer um conjunto de dúvidas acumuladas ao longo dos anos por muitos destes agentes. A reduzida sinergia entre os diferentes sectores e a escassez de informação disponibilizada pelas autoridades competentes, levou cerca de 40 pessoas, na sua grande maioria gestores das associações e clubes de caça locais, a reunirem-se num evento sem precedentes para discutir a importância deste projecto de conservação da natureza, do lince-ibérico e das potencialidades da Serra.

 
 


 

Um dos temas mais falados foi o da diminuição drástica do coelho-bravo na Serra, tendo-se partilhado experiências sobre a aplicação de diferentes medidas para a recuperação desta importante espécie cinegética e presa de 39 outras espécies da paisagem Mediterrânica, nas quais se inclui o lince-ibérico. Foram ainda debatidas as limitações das medidas de apoio florestal desbloqueadas na sequência do incêndio que em Julho deste ano, só no concelho de São Brás de Alportel, provocou a perda de 7.162 hectares de floresta e matos, correspondendo a 46% da totalidade do seu território. A conversa prolongou-se pelo início da noite, com a desmistificação de percepções como as ‘largadas’ de cobras e o aumento populacional de raposas.

 



 
         No final, os participantes foram convidados a visitar a exposição da banda desenhada ‘Lince-ibérico: a sua história em Portugal’, que permanecerá em exibição no edifício da Junta de Freguesia até ao dia 8 de Novembro (saiba mais aqui).


A equipa do projecto agradece a presença de todos os que participaram neste encontro, nomeadamente ao vereador da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vítor Guerreiro, ao médico veterinário municipal, aos técnicos da Associação Al-portel, à Associação dos Agricultores do concelho de São Brás de Alportel e a todos os clubes e associações de caça e pesca presentes.

Fica ainda o nosso especial agradecimento à Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, nomeadamente ao senhor Presidente David Gonçalves e à Dr.ª Ircília Pereira, não só pelo apoio prestado no planeamento deste evento, mas especialmente por terem estabelecido uma ponte fulcral entre os diferentes agentes locais e o projecto LIFE Habitat Lince Abutre, incentivando a sua participação e envolvimento nesta iniciativa.
O desafio de articular os diferentes saberes, científico, técnico e local, envolvendo os agentes e as comunidades locais em questões que são relevantes para o seu quotidiano, como o é a da preservação da paisagem Mediterrânica, foi francamente atingido.


Caso não tenha tido oportunidade para participar desta sessão de apresentação e esclarecimento sobre o projecto LIFE Habitat Lince Abutre, junte-se a nós no dia 8 de Novembro, pelas 15h30 na Junta de Freguesia de São Brás de Alportel – faremos uma nova sessão destinada a toda a população local. Venha tirar as suas dúvidas e partilhar as suas experiências – junte-se a nós!