Notícias e Eventos | 
Notícias
Notícias
Resultado das últimas contagens
22 outubro 2012 - 24 outubro 2012


Na passada semana decorreram as primeiras contagens de aves necrófagas do período Outono/Inverno de 2012, no âmbito do projecto. Apesar da evidente mudança de estação e de algumas espécies estivais já não terem sido detectadas, esta altura do ano coincidiu ainda com o final da época de migração de Outono para algumas espécies e início do período de Invernada ou de dispersão de juvenis para outras. Esta conjugação terá contribuído para o maior número de aves registado desde o início das contagens.

Mais uma vez, foi em Moura-Mourão-Barrancos onde se registou o maior número de aves. No que respeita ao abutre-preto (Aegypius monachus), observaram-se 8 indivíduos em Moura-Mourão-Barrancos e 6 no Parque Natural do Vale do Guadiana.
O grifo (Gyps fulvus), espécie mais registada das contagens, atingiu números máximos de abundância com cerca de 1100 indivíduos em Moura-Mourão-Barrancos (valor só comparável com os cerca de 1000 indivíduos contados em Novembro de 2010) e cerca de 700 exemplares no Parque Natural do Vale do Guadiana (sendo o anterior máximo inferior a 500 em Maio de 2011). A coincidência das datas de contagem com um pico na época de migração/dispersão dos juvenis, condições atmosféricas menos favoráveis nas áreas de ocorrência de populações vizinhas, mas sobretudo a disponibilidade alimentar perto dos pontos de observação terão contribuído para este máximo.
Além destas espécies, foram observados 18 bútios (Buteo buteo), 32 milhafres-real (Milvus milvus) e 14 corvos (Corvus corax), 3 águias de Bonelli (Aquila fasciata), 2 águias-real (Aquila chrysaetos), 2 gaviões (Accipiter nisus), 1 águia-cobreira (Circaetus gallicus), 1 águia-calçada (Hieraaetus pennatus), 1 milhafre-preto (Milvus migrans), 1 tartaranhao-ruivo (Circus aeruginosus) e 1 fêmea de tartaranhão-azulado (Circus cyaneus).

Nestas contagens destacamos ainda o registo de pelo menos 5-7 juvenis e 1 subadulto de águia-imperial (Aquila adalberti) no Parque Natural do Vale do Guadiana, bem como de 1 juvenil em Moura-Mourão-Barrancos.


A equipa do projecto LIFE Habitat Lince Abutre agradece a companhia e empenho do Diogo, Marta, Filipa, Francisca, Tiago, Hevana e Daniel, preciosos voluntários que nos ajudaram a assegurar as primeiras contagens de Outono/Inverno deste ano.

 


Em breve dar-vos-emos notícias sobre as próximas contagens do Outono/Inverno.
Fiquem atentos!