Notícias e Eventos | 
Notícias
Notícias
População sambrasense fala sobre o gato-cravo
12 novembro 2012


Sempre que encontramos alguém de mais idade na Serra do Caldeirão, não hesitamos em lhe perguntar se alguma vez viu um lince-ibérico. Mas a maior parte não reconhece sequer este nome… o esquivo felino da cauda curta e tufos nas orelhas era por aqui conhecido como gato-cravo ou liberne. Os tempos mudaram, a Serra foi ficando cada vez menos povoada e mais abandonada, o coelho-bravo diminuiu drasticamente e o gato-cravo deixou de se ver. Quem o conhece hoje como lince-ibérico nunca teve oportunidade de o ver…

Para recordar este emblemático símbolo da região e sensibilizar as populações locais para a importância da conservação do seu habitat, temos vindo a promover encontros para apresentar o projecto LIFE Habitat Lince Abutre e o lince-ibérico às populações serranas do Caldeirão. Neste sentido, em meados de Outubro, 40 agentes locais da localidade algarvia de São Brás de Alportel debateram com a equipa do projecto vários temas ligados ao lince-ibérico em particular e à conservação da natureza em geral. Pela adesão a esta iniciativa e por sentirmos que as dúvidas eram muitas, foi organizado um segundo encontro, desta vez destinado a toda a população sambrasense. Como resultado, no dia 8 de Novembro, mais 30 pessoas reuniram-se para ouvir falar do projecto.




Dos presentes, nenhum se lembrava de ter visto a espécie na natureza, e para alguns foi a primeira vez que viram uma fotografia do lince-ibérico...
Um dos temas mais discutidos neste encontro foi a estratégia Ibérica para a recuperação da espécie e os esforços enveredados para a sua protecção em Portugal. Ainda houve oportunidade para desmistificar as ‘largadas’ de várias espécies animais e discutir os prejuízos causados por carnívoros silvestres, bem como algumas medidas preventivas à sua ocorrência.

 
 
 

A equipa do projecto agradece a presença de todos os que se juntaram a nós neste encontro, bem como à Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, nomeadamente ao senhor Presidente David Gonçalves e à Dr.ª Ircília Pereira, pelo espaço cedido e pelo apoio na divulgação deste evento. Agradecemos ainda à Câmara Municipal de São Brás de Alportel pela divulgação desta iniciativa junto da população sambrasense.

Em breve teremos uma nova sessão de apresentação sobre o projecto na Serra do Caldeirão. Fique atento ao nosso site!