Notícias e Eventos | 
Notícias
Notícias
20 anos do Programa LIFE em Portugal
26 dezembro 2012


Ao longo de 2012 o Programa LIFE da Comissão Europeia, principal co-financiador do LIFE Habitat Lince Abutre, celebra 20 anos de existência. Para comemorar esta ocasião, em Maio deste ano, celebrámos o ‘Dia Aberto LIFE Habitat Lince Abutre’, com uma sessão de curtas palestras sobre os vários projectos LIFE – Natureza que nos últimos anos têm contribuído para a conservação e recuperação de habitats e espécies ameaçadas da região de Moura e Barrancos, seguido de uma visita guiada para observação no terreno de algumas medidas implementadas no âmbito desses projectos.

A 11 de Dezembro, chegou a vez do projecto WW4ENVIRONMENT celebrar este importante marco na história deste instrumento financeiro da União Europeia para o Ambiente, através do evento ’20 anos de Programa LIFE em Portugal’, que reuniu cerca de meia centena de pessoas das mais diversas áreas.

Estiveram presentes a Agência Portuguesa do Ambiente (ponto de contacto nacional do programa LIFE para Portugal), um elemento da Unidade LIFE e representantes de projectos nacionais co-financiados pelo Programa LIFE e que abrangem os temas Política e Governação Ambiental, Informação e Comunicação, e Natureza e Biodiversidade, entre eles, o projecto LIFE Habitat Lince Abutre, representado neste evento pelo seu coordenador, Eduardo Santos.



Este evento foi apoiado pela Comissão Europeia e pelo Instituto Superior Técnico e teve como objectivo divulgar o Programa LIFE e discutir o seu impacto a nível nacional, através da apresentação de diferentes projectos por ele co-financiados.

A equipa do projecto agradece ao projecto WW4ENVIRONMENT pelo convite para participação nesta iniciativa, congratulando-os pelo sucesso do evento.


O Programa LIFE
Instrumento de financiamento da UE para o ambiente, cujo objectivo geral é contribuir para a execução, a actualização e o desenvolvimento da política e da legislação ambiental por co-financiamento piloto ou projectos de demonstração com valor acrescentado europeu.


O WW4ENVIRONMENT – ‘Abordagem integrada para a energia e mudanças climáticas: mudando o paradigma da gestão de águas residuais’ – é um projecto co-financiado pelo programa LIFE da Comissão Europeia que visa implementar uma ferramenta para optimizar a gestão de ETAR seguindo os objectivos definidos pela UE em termos de eficiência energética e impacto ambiental. Com duração de três anos (Janeiro de 2010 a Dezembro de 2012), este projecto tem como parceiros o Instituto Superior Técnico, a Universidade do Minho, a Agência Portuguesa do Ambiente, o Laboratório Nacional de Engenharia e Geologia e a SimTejo.