Notícias e Eventos | 
Notícias
Notícias
31 grifos são marcados para avaliar o impacto do uso de venenos!
7 fevereiro 2013


Em Dezembro de 2012, uma equipa do projecto LIFE ‘Inovação Contra Envenenamentos’ procedeu à primeira fase da marcação de aves necrófagas na área de Moura-Mourão-Barrancos, espécies bioindicadoras do uso de venenos. 31 grifos foram capturados e identificados com marcas alares, por uma equipa especializada na captura e manuseamento destas aves necrófagas, dentro do campo de alimentação para abutre-preto construído no âmbito do projecto LIFE Habitat Lince Abutre na Herdade da Contenda, localizada no município de Moura.


Esta acção surge no âmbito de uma colaboração entre o LIFE Habitat Lince Abutre e o LIFE Inovação Contra Envenenamentos, para articulação de esforços em acções relacionadas com o uso ilegal de veneno (saiba mais sobre esta colaboração e sobre o LIFE Inovação Contra Envenenamentos!).

Cada uma das aves foi identificada com uma anilha metálica (do Centro de Estudos de Migrações e Protecção de Aves) e uma marca alar, que contém um código de duas letras ou uma letra e um número. Este código é facilmente identificável com a ave em voo ou em pouso, e qualquer pessoa pode reportar o seu avistamento aos técnicos do projecto (cmachado@ceai.pt ou info@ceai.pt) ou registá-lo em: http://www.maquiaambiental.com/avistamientos.html

O conjunto de observações registadas dá uma quantidade significativa de informação sobre populações destas espécies silvestres que são particularmente sensíveis à utilização de venenos, possibilitando que os esforços de conservação dirigidos a estas sejam tão precisos quanto possível.

A utilização deste tipo de marcas é um método seguro e inofensivo para identificar estas aves e os cuidados seguidos na sua aplicação asseguram que nenhum dano seja causado a nenhuma das aves marcadas.

O seguimento destas populações e a informação recolhida constitui um contributo essencial para a avaliação do impacto do uso de venenos na vida silvestre na região e o envolvimento de todos no combate ao uso ilegal de venenos.


 



O vídeo desta acção encontra-se disponível aqui!
Notícia adaptada de www.lifeagainstpoison.org