Notícias e Eventos | 
Notícias
Notícias
Alunos de Mértola falam sobre o lince-ibérico e o abutre-preto
10 maio 2013


Durante o ano lectivo de 2012/2013, a Escola Profissional ALSUD, em Mértola, no Vale do Guadiana, aceitou o nosso convite para participar de um conjunto de acções de educação e sensibilização ambiental sobre o lince-ibérico e o abutre-preto. Para além de uma palestra e um divertido quiz sobre o projecto LIFE Habitat Lince Abutre, 15 alunos do curso de Gestão Cinegética aceitaram participar no nosso desafio ‘Ajuda o Lince-ibérico e o Abutre-preto’.

O desafio consistiu na elaboração de um trabalho de final de ano sobre o projecto e as suas espécies-alvo, tendo os alunos escolhido a categoria ‘posters de divulgação’.
Esta quarta-feira foi o dia escolhido para a apresentação dos trabalhos, que foram cuidadosamente avaliados por um júri constituído por dois elementos da equipa técnica do projecto, a Directora Pedagógica da ALSUD, Teresa Santos, e um representante da Junta de Freguesia de Mértola, Mário Tomé.


O empenho dos participantes levou à classificação pelo júri de dois terceiros classificados, o grupo do José Vaz e do Adilson Correia e a Carla Fernandes, que nos apresentaram posters sobre o lince-ibérico, as suas características e ameaças.
 


Os segundos classificados foram o João Cruz e o Nelson Lourenço, que se destacaram pela motivação com que apresentaram o seu trabalho, também sobre o lince-ibérico.
 

 

O primeiro lugar foi atribuído à Ana Cláudia Martins e ao Paulo Fernandes, que realizaram uma profunda pesquisa bibliográfica sobre o lince-ibérico, demonstrando um grande rigor e conhecimento científico sobre esta espécie, para além de um apelativo e muito cuidado poster de divulgação sobre esta espécie. Um verdadeiro trabalho de equipa!
 

 

Para além de um diploma, aos primeiros classificados foi entregue um prémio alusivo ao projecto, e todos receberam um prémio de participação.


Em Junho, todos os alunos do curso de Gestão Cinegética e seus professores realizarão uma visita guiada à Zona de Caça Nacional da Contenda, localizada em Moura e gerida pela Herdade da Contenda, E.M.. Esta visita visa a observação no terreno de algumas medidas de conservação dirigidas ao lince-ibérico e ao abutre-preto implementadas no âmbito do projecto LIFE Habitat Lince Abutre, entendendo a biodiversidade como ferramenta de valorização da multifuncionalidade rural, conciliando a conservação da natureza com a caça, silvicultura, agro-pecuária e ecoturismo.



O projecto LIFE Habitat Lince Abutre dá os parabéns a todos os participantes desta iniciativa, pelo esforço e dedicação que demonstraram ao longo destes meses, e pela simpatia com que nos receberam na sua escola. Agradecemos igualmente às professoras Cláudia Melo e Ana Neves, à Teresa Santos e ao Mário Tomé, pelo empenho e motivação constante dos alunos desta escola.
 



O projecto LIFE Habitat Lince Abutre agradece uma vez mais à Junta de Freguesia de Mértola e à Escola Profissional ALSUD por prontamente terem aceite participar nesta iniciativa e fazer parte do júri de avaliação dos trabalhos. Agradecemos também às professoras do Curso de Gestão Cinegética por nos terem acolhido nos seus planos de trabalho deste ano lectivo.