Notícias e Eventos | 
Notícias
Notícias
Termina mais um ano lectivo e com ele as actividades de Educação Ambiental nas escolas da Serra do Caldeirão
28 junho 2013


Mais uma vez neste ano lectivo de 2012/2013, as escolas da Serra do Caldeirão aceitaram prontamente o nosso convite para participarem nas actividades de educação e sensibilização sobre o lince-ibérico e o abutre-preto a realizar nesta região. Para além de palestras e de um divertidíssimo quiz sobre o LIFE Habitat Lince Abutre, cerca de 150 alunos do 2º ciclo ao ensino secundário aceitaram ainda participar no nosso desafio ‘Ajuda o Lince-ibérico e o Abutre-preto’. O desafio consistiu na elaboração de um trabalho de final de ano sobre o projecto LIFE Habitat Lince Abutre e as suas espécies-alvo, tendo os alunos duas opções possíveis: a área das artes (ex. autocolante, t´shirt) ou a das letras (ex. letra de música, conto).

Em cada escola, todos os trabalhos foram avaliados por um júri constituído por um elemento da equipa técnica do projecto, o animador responsável pelas actividades de educação ambiental (da Associação In-Loco*) e o presidente (ou representante) da Junta de Freguesia local, tendo todos os alunos recebido um prémio pelo seu trabalho.

Os primeiros a apresentar os seus trabalhos foram os alunos do 8º ano da Escola EB2/3 Padre João Coelho Cabanita, de Loulé, que entusiasticamente nos receberam, no dia 5 de Junho, no jardim da sua escola. Neste desafio participaram cerca de 40 alunos que nos falaram do lince-ibérico, do abutre-preto e da paisagem mediterrânica e sobre o que aprenderam com a realização deste desafio. Os trabalhos realizados estavam todos muito bons e a escolha não foi nada fácil, mas seguindo uma tabela de classificação objectiva que permitiu avaliar a criatividade, empenho, trabalho de equipa, entre outras coisas, lá foi possível apurar os 3 primeiros classificados.

Em primeiro lugar ficou o grupo da Cárin, Catarina, Gonçalo, Irina e Patricia. Este grupo quis ir mais além do que os outros e achou que não bastava uma t´shirt para passar a sua mensagem. Por esta razão optaram por fazer um folheto de divulgação com informação sobre o lince-ibérico e o abutre-preto e porque razão se deveria proteger estas espécies. “Amar, Proteger, Salvar” foi a importante mensagem que nos quiseram passar … e conseguiram.

           
Folheto de Divulgação -  1º Prémio da Escola EB2/3 Padre João Coelho Cabanita, de Loulé


Como segundo classificado tivemos o grupo da Carolina, Natasha, Mariana, Priscila e Ana Rita, que nos apresentou uma original t´shirt. Pela frente esta t´shirt apresentava uma mensagem escrita em letras feitas pelas alunas cujo fundo pretendia representar a pelagem do lince. Já nas costas, as alunas optaram por colocar o penetrante olhar do lince-ibérico. “Não sejas bera, salva esta fera” foi a mensagem que este grupo quis que ficasse no ouvido de quem lesse a sua t´shirt. E não é que ficou no ouvido mesmo?

       
T'shirt -  2º Prémio da Escola EB2/3 Padre João Coelho Cabanita, de Loulé


Por fim, com um terceiro lugar bastante renhido, ficou o grupo da Cristina, Mariana, Sabrina, Marcelo, Rafael, que nos apresentou três t´shirts diferentes, com bonitos desenhos por eles elaborados. Sem dúvida temos artistas neste grupo.

      

T'shirts -  3º Prémio da Escola EB2/3 Padre João Coelho Cabanita, de Loulé


Já no dia 6 de Junho de manhã foi a vez de irmos à Escola Básica Professor Sebastião Teixeira de Salir onde 35 alunos do 7º e 8º ano nos receberem. Os alunos desta escola optaram por diferentes tipos de trabalhos e todos foram bastante criativos. Para a categoria de letras foi-nos apresentado um conto e uma música, enquanto que para a categoria de artes, foram apresentados autocolantes. Mais uma vez a escolha não foi nada fácil.

Na categoria de letras a Alice, Beatriz, Cristina, Olga e Ana, do 8º ano brilharam com a letra que realizaram para a música do “Gangnam Style”, em que de uma forma muito divertida nos cantaram tudo o que aprenderam sobre o lince e o abutre. O resultado valeu-lhes um merecido primeiro lugar. Oiça a música no nosso facebook.

 


Música "Gangnam Style" do Abutre e Lince em "Gangnam Style" - 1º Prémio da Categoria Letras, da Escola Básica Professor Sebastião Teixeira, de Salir

Quanto ao segundo lugar, coube aos 15 alunos da turma do 7º A que nos apresentaram um conto sobre o Riscado e o Penas, um lince-ibérico e um abutre-preto que junto com os seus outros amigos da floresta mediterrânica enfrentam algumas dificuldades para sobreviver.


Conto - 2º Prémio da Categoria Letras, da Escola Básica Professor Sebastião Teixeira, de Salir

No que diz respeito à categoria das artes, foram apresentados três autocolantes todos eles muito criativos. Pela excelente apresentação que fizeram do seu trabalho e pelo entusiasmo que demonstraram ao apresentá-lo, o primeiro lugar foi dado ao grupo do Alexandre, Ana, Beatriz, Fausto, Tatiana, do 8º C.

     

Autocolante - 1º Prémio da Categoria Artes, da Escola Básica Professor Sebastião Teixeira, de Salir

Já o segundo prémio foi atribuído ao grupo da Catarina, Cheila, Melissa, Tatiana e Ana, do 8º B pela excelente qualidade dos desenhos que fizeram no seu autocolante.

 

   
Autocolante - 2º Prémio da Categoria Artes, da Escola Básica Professor Sebastião Teixeira, de Salir

E por fim, em terceiro lugar, mas também de parabéns, ficou o grupo da Ana, Cindy, Débora, Inês e Hugo, do 8º C que nos apresentaram um bonito autocolante com a mensagem “Não matar, para criar”. Este autocolante foi elaborado a pensar especificamente em sensibilizar os caçadores, um público-alvo com que o projecto trabalha activamente.


  

Autocolante - 3º Prémio da Categoria Artes, da Escola Básica Professor Sebastião Teixeira, de Salir

O dia 6 terminou, com uma ida à escola Secundária de Loulé, onde 75 alunos do 12º ano nos apresentaram os seus trabalhos. Estes alunos optaram por realizar posters onde abordaram várias temáticas relacionadas com o lince-ibérico e o abutre-preto.

Mais uma vez a escolha não foi nada fácil, mas a Abigail e o Mário, do 12º D, destacaram-se com a apresentação que fizeram do seu original poster, tendo-lhes valido o primeiro lugar.


Poster - 1º Prémio, da Escola Secundária de Loulé


Já o segundo lugar coube ao grupo do Bruno, Alexandre e David, que com o seu elaborado poster nos mostraram o que mais importante havia para saber relativo à conservação destas duas espécies.


Poster - 2º Prémio, da Escola Secundária de Loulé
 

Por fim, o terceiro lugar foi atribuído à Catarina e Nicol do 12º C, que nos apresentaram mais um bonito e informativo poster.


Poster - 3º Prémio, da Escola Secundária de Loulé

Findo o ano lectivo, o projecto LIFE Habitat Lince Abutre dá novamente os parabéns a todos os participantes desta iniciativa, pelo esforço e dedicação que demonstaram ao longo destes meses; bem como aos seus professores e animadores, pelo empenho e motivação constante dos alunos.



O projecto LIFE Habitat Lince Abutre agradece uma vez mais aos senhores presidentes das Juntas de Freguesia de São Clemente e de Salir, por prontamente terem aceite participar desta iniciativa e fazer parte do júri de avaliação dos trabalhos. Agradecemos também a todas as escolas e seus professores, por nos terem acolhido nos seus planos de trabalho deste ano lectivo.
 
* Pelo segundo ano, as actividades de educação ambiental no Caldeirão foram realizadas por profissionais da In-Loco, uma associação local de desenvolvimento e cidadania que mantém uma constante proximidade com as comunidades locais no interior algarvio e alentejano.