Notícias e Eventos | 
Notícias
Notícias
Linces e abutres pela voz da Antena 1!
4 Julho 2013


Alfonso Godino e Nuno Curado, técnicos do projecto LIFE Habitat Lince Abutre foram recebidos pela equipa do programa “Ser português… Mostrar Portugal” da Antena 1 para falar sobre os objectivos e o andamento do projecto.

Para além de falar sobre a presença do abutre-preto na região, Alfonso Godino focou a importância da medida do projecto que consistiu na criação de uma rede de campos de alimentação para aves necrófagas. Esta rede tem como objectivo garantir a disponibilização de um mínimo de biomassa (carcaças) necessária para manter uma população de abutre-preto nas duas Zonas de Protecção Especial da região (Mourão-Moura-Barrancos e Vale Guadiana), para que o abutre-preto venha a reunir condições para voltar a reproduzir-se localmente, algo que não acontece há décadas.

Convidado a participar no programa, Tiago Perloiro, criador de gado local, explicou à Antena 1 como participa no projecto – o seu contributo consiste na disponibilização de algumas carcaças de pequenos ruminantes que são então encaminhadas para um dos campos de alimentação para aves necrófagas do projecto, o Campo de Alimentação Comunitário da Herdade dos Lameirões.

Já Nuno Curado, falou-nos da situação actual do lince-ibérico na região e comentou ainda a existência de relatos de avistamentos deste esquivo felino, por pessoas da região.

Durante a entrevista, Catarina Machado falou-nos sobre outro projecto de conservação da natureza que está a decorrer na região, o LIFE Inovação Contra Envenenamentos, falando aos ouvintes do “Ser Português… Mostrar Portugal” sobre o impacto, os riscos e as causas do uso de veneno na região.


Pode ouvir a entrevista na íntegra aqui:





 
O projecto LIFE Habitat Lince Abutre agradece à Antena 1 pela agradável conversa.