Notícias e Eventos | 
Notícias
Notícias
O uso de câmaras de foto-armadilhagem nos Campos de Alimentação para Aves Necrófagas
1 outubro 2013


Uma das metodologias testadas para a monitorização dos campos de alimentação para aves necrófagas construídos pelo projecto nas Zonas de Protecção Especial de Mourão/Moura/Barrancos e Vale do Guadiana consiste na utilização de câmaras de foto-armadilhagem. Este equipamento permite-nos, sem causar qualquer tipo de perturbação, recolher informação sobre a diversidade de aves necrófagas (obrigatórias e facultativas) e o número de indivíduos que recorrem a estas estruturas para alimentação suplementar.

Os resultados obtidos têm sido extremamente interessantes e relevantes para o projecto, tendo-se detectado várias espécies de aves necrófagas a alimentarem-se nestes locais. Além do abutre-preto (Aegypius monachus), espécie-alvo do projecto e para a qual foi construída esta Rede de Campos de Alimentação (cujo objectivo consiste em garantir a adequada disponibilidade de recursos tróficos), foram detectadas e fotografadas outras espécies como o grifo (Gyps fulvus), milhafre-real (Milvus milvus) e milhafre-preto (M. migrans), águia-real (Aquila chrysaetos) e a globalmente ameaçada águia-imperial-ibérica (Aquila adalberti).

Além de se terem identificado estas espécies a alimentarem-se em vários destes campos de alimentação, com concentração de várias dezenas de grifos e até 10 abutres-pretos, foram identificados vários grifos marcados em diferentes projetos ao nível ibérico. Entre os grifos marcados, têm sido observadas nos campos de alimentação da região de Mourão, Moura e Barrancos aves procedentes de Castelo Branco (região do Tejo Internacional) e de locais do norte de Espanha, a 700 km de distância, da região de Aragón, perto dos Pirinéus.


Neste Outono esperamos poder mostrar-vos novas fotos de abutre-preto e outras aves necrófagas que convivem com esta espécie no sudeste de Portugal.


 


Abutre-preto
 
 


Abutre-preto




Grifos e alguns abutres-pretos





Águia-imperial-ibérica



Abutre-preto




Milhafres-reais




Grifo com placa alar espanhola




Grifo com placa alar portuguesa




Abutre-preto e grifo com marca alar portuguesa


 
Grifo e abutre-preto (a maior ave de rapina da Europa)




Abutre-preto e milhafre-preto




Grifos




Grifo muito curioso!




Corvo vs Milhafre-preto



Grifos e abutres-pretos





Grifos e abutres-pretos



Grifo de asas abertas





Grifos e abutres-pretos