Notícias e Eventos | 
Notícias
Notícias
Reunião de trabalho com Veterinários Municipais da área do Projecto
4 abril 2011


Considerando a relevância da componente veterinária no LIFE Habitat Lince Abutre, a equipa da Direcção-Geral de Veterinária (DGV) promoveu uma reunião com os veterinários municipais dos concelhos abrangidos pelas áreas da Rede Natura 2000 (ZPE, SIC) das regiões de Mourão, Moura e Barrancos e Vale do Guadiana, onde o projecto está a decorrer.
Um dos objectivos desta reunião foi dar a conhecer o projecto, nomeadamente as acções nas quais a medicina veterinária desempenha um papel relevante:
- Avaliação do estado sanitário da fauna doméstica e silvestre que partilha patologias e habitat potencial com o lince-ibérico
- Elaboração de um plano de mitigação do uso de veneno à escala regional
- Acompanhamento veterinário dos campos de alimentação para abutre-preto


O acompanhamento e apoio dos veterinários municipais nestas acções trazem inúmeras mais-valias para o projecto, possibilitando não só a divulgação do mesmo junto dos proprietários, criadores de gado e caçadores locais, com os quais estes veterinários sempre trabalharam, bem como uma melhor articulação e sinergia, por exemplo, no que respeita à circulação de informação (e.g. registos de casos de envenenamento) e colaboração na recolha de amostras.


Esta primeira reunião decorreu no dia 30 de Março, na Estação Biológica do Garducho, juntando profissionais dos concelhos de Mourão, Moura, Barrancos e Mértola e técnicos da DGV, LPN e CEAI afectos ao projecto. A próxima reunião destinar-se-á aos veterinários municipais dos concelhos abrangidos pelo SIC Caldeirão e decorrerá ainda este mês.