Notícias e Eventos | 
Notícias
Notícias
Grifo de Ruppell adulto observado em Mourão
21 novembro 2013


Mais uma vez, um Grifo de Ruppell (Gyps rueppellii) foi fotografado num dos campos de alimentação do projecto LIFE Habitat Lince Abutre.
Neste caso, o registo deu-se no campo de alimentação da Herdade de Galeana, na freguesia de Granja, concelho de Mourão, no dia 9 de Novembro de 2013.

Mas o maior destaque desta observação vai para a idade da ave fotografada…
Ao contrário das ocasiões anteriores (uma observação em outro campo de alimentação do projecto e uma marcação na ZPE de Moura/Mourão/Barrancos no verão passado), em que os indivíduos observados na área de intervenção do projecto eram ambos juvenis, o Grifo de Ruppell agora observado no campo de alimentação da Galeana era adulto…

O registo foi obtido após um fornecimento do campo, tendo a foto captado o momento em que este Griffo de Ruppell se alimentava de uma carcaça juntamente com várias dezenas de grifos (Gyps fulvus) e 3 abutres-pretos (Aegypius monachus).


 

 
Grifo de Ruppell (à direita) e grifos em redor de carcaça


Esta é a primeira observação de um adulto desta espécie no âmbito do projecto e uma das poucas realizadas até agora no Sul de Portugal, onde principalmente têm sido observados indivíduos juvenis.

Para além de cumprirem a sua principal função de garantir a disponibilidade trófica para as populações de abutre-preto no Sudeste de Portugal, os campos de alimentação criados pelo projecto LIFE Habitat Lince Abutre para esta espécie necrófaga continuam a fornecer importantes informações sobre a presença de outras espécies escassas e ameaçadas (ex. Grifo de Ruppel, águia-imperial-ibérica), assim como outras informações que estão a facilitar um melhor conhecimento da comunidade de aves necrófagas presentes nesta região.




O Grifo de Ruppell tem como área de distribuição a África subsaariana. Contudo, o número de registos na Península Ibérica tem tido um incremento na última década, nomeadamente em locais associados a concentrações de grifos em migração (Sagres, na costa Vicentina, e o estreito de Gibraltar, em Espanha).
Esta espécie assemelha-se a um grifo, distinguindo-se pelo tamanho (é um pouco mais pequena) e pela plumagem salpicada de orlas brancas ou beges.