Notícias e Eventos | 
Notícias
Notícias
Abutre-preto de 20 anos visita campo de alimentação do projecto
21 fevereiro 2014


No dia 20 de Novembro de 2013, foi fotografado pelo sistema de monitorização de câmaras fotográficas com sensor de movimento do Campo de Alimentação de Aves Necrófagas da herdade da Contenda (Moura) um abutre-preto com anilha plástica com a inscrição 1CT.

A pesquisa entretanto efectuada revelou tratar-se de uma ave marcada no âmbito dum estudo da Estação Biológica de Doñana no fim dos anos 90, sobre o uso do espaço e sobrevivência da população do abutre-preto na colónia da Serra Pelada, na província de Huelva (Espanha).

Sabe-se assim que este abutre-preto foi marcado no mês de Novembro de 1997 e monitorizado vários anos mediante um emissor de rádio que permitiu conhecer, junto a outros abutres marcados, as áreas de procura de alimento utilizadas por os adultos desta colónia. Como resultado deste trabalho, foi confirmada a utilização do Sudeste de Portugal por uma grande parte destas aves, região onde o projecto LIFE Habitat Lince Abutre está a implementar as acções de conservação desta espécie.

Na altura da sua marcação, o abutre-preto 1CT era uma ave subadulta ou adulta, ou seja, com 4-6 anos, pelo que no dia de hoje esta ave poderia ter 20 anos!!!!!!

Esta informação, de monitorização de aves marcadas, é de grande utilidade para conhecer o índice de sobrevivência, longevidade e o uso do espaço que estas aves realizam, e assim poder conhecer e delimitar as regiões onde aplicar de forma mais acertada as medidas de conservação.

Por este motivo, os campos de alimentação de aves necrófagas, além de facilitarem o alimento mínimo e seguro para a sobrevivência das aves necrófagas, são um excelente local para, mediante a monitorização do seu uso pelas aves, obter informação muito importante para aplicar mais tarde à gestão e conservação das populações de aves necrófagas.
   
 




 
O Campo de Alimentação de Aves Necrófagas da herdade da Contenda encontra-se integrado na Rede de Campos de Alimentação para Abutre-preto do projecto LIFE Habitat Lince Abutre.