Notícias e Eventos | 
Notícias
Notícias
Detectado Abutre do Egipto em Campo de Alimentação do projecto!
8 abril 2014


No passado mês de Março, foi detectada a presença de uma nova espécie de ave de rapina necrófaga para a Rede de Campos de Alimentação para Aves Necrófagas implementada pelo projecto – o abutre do Egipto ou britango (Neophron percnopterus). O registo deu-se num dos campos instalados na ZPE Mourão/Moura/Barrancos, mais especificamente no concelho de Barrancos.


As populações europeias de abutre do Egipto têm vindo a sofrer um alarmante declínio, sendo que, em Portugal, a espécie está catalogada como “Em Perigo”. Extinta como espécie reprodutora no sul do país no final do século XX, actualmente são escassas as observações desta espécie na região sudeste, como se tem comprovado para as ZPEs de Vale do Guadiana e Mourão/Moura/Barrancos, onde, através das contagens regulares de aves de rapina realizadas no âmbito do projecto, nestes últimos três anos apenas registámos uma única observação da espécie, na ZPE Vale do Guadiana (conheça os resultados das contagens aqui).

A presença de abutre do Egipto nesta altura do ano na área de Mourão/Moura/Barrancos está provavelmente ligada à sua migração pré-reprodutora, pois este pequeno abutre é uma espécie migradora transaariana (com alguns núcleos invernantes na Península Ibérica) e não existem núcleos reprodutores perto desta região, aos quais poderia pertencer o indivíduo observado. A continuada monitorização dos campos de alimentação do projecto, permitir-nos-á recolher mais informações e confirmar esta situação.

 

 


Este registo destaca a importância dos campos de alimentação para aves necrófagas, não só para a conservação da espécie-alvo deste projecto, o abutre-preto, mas também para o conjunto de outras espécies de rapinas necrófagas ameaçadas, como este abutre do Egipto agora detectado, o milhafre-real (Milvus milvus) largamente observado durante o Inverno, e a águia-imperial-ibérica (Aquila adalberti), todas elas espécies já detectadas na Rede de Campos de Alimentação do projecto LIFE Habitat Lince Abutre.