Notícias e Eventos | 
Notícias
Notícias
Caçadores Sambrasenses visitam acções do projecto
22 abril 2014


No sábado 12 de Abril, representantes de todos os clubes de caça e associações de caçadores do concelho de São Brás de Alportel, no Algarve, viajaram até ao concelho de Moura para visitarem as medidas implementadas pelo projecto LIFE Habitat Lince Abutre na Herdade da Contenda.

Um dos objectivos do projecto LIFE Habitat Lince Abutre consiste em demonstrar no terreno a compatibilização da conservação da natureza com as diversas actividades económicas locais, como a agricultura, a pecuária, a apicultura, a silvicultura, a caça ou o ecoturismo, realizando para tal visitas guiadas a uma das herdades que estabelecera um protocolo de parceria com o projecto – a Herdade da Contenda.
Para além de Perímetro Florestal e Zona de Caça Nacional, esta herdade encontra-se inserida em Rede Natura 2000, pela sua elevada importância para a conservação da natureza. Aqui, têm vindo a ser implementadas diversas medidas de conservação dirigidas ao lince-ibérico e ao abutre-preto, no âmbito de diferentes projectos de parceria celebrados com a Câmara Municipal de Moura, entre os quais, o LIFE Habitat Lince Abutre.
Estas visitas destinam-se a stakeholders (ex. proprietários, caçadores, agricultores) de toda a área de intervenção do projecto (regiões de Mourão, Moura e Barrancos, do Vale do Guadiana e da Serra do Caldeirão), e o roteiro inclui, entre outros, a visitação de um campo de alimentação para aves necrófagas, ninhos artificiais para abutre-preto e pastagens, abrigos artificiais e cercados de protecção para coelho-bravo, a principal presa do lince-ibérico.



Participaram nesta visita 40 caçadores de São Brás de Alportel, acompanhados do presidente da Junta de Freguesia, Sr. David Gonçalves, e do Eng.º Acácio Martins, vereador da Câmara Municipal. Dado tratarem-se de associações de caçadores particularmente dirigidas à caça menor, a visita focou as medidas implementadas pelo projecto com vista à promoção do coelho-bravo (principal presa do lince-ibérico e importante espécie cinegética ao nível ibérico), nomeadamente cercados de protecção, moroiços e bebedouros selectivos para coelho-bravo, tendo-se discutido pormenores técnicos relacionados com a instalação e eficácia destas estruturas.

 

 

 
 


A visita, guiada por técnicos do projecto, foi ainda acompanhada pelo Dr. Rafael Rodrigues, administrador da Herdade da Contenda, E.M. e por Pinto Moreira, fotógrafo de natureza.

 


Esta visita não teria sido possível sem o apoio da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, a quem dirigimos o nosso agradecimento pela disponibilização de um transporte colectivo para este efeito e contacto com todos os clubes de caça e associações de caçadores do concelho, dando-lhes igual oportunidade de representação neste evento.

Agradecemos igualmente à Câmara Municipal de Moura, através da empresa municipal Herdade da Contenda, E.M., por tão cuidada recepção e acompanhamento da visita.