Notícias e Eventos | 
Notícias
Notícias
Contagem de aves necrófagas de Maio de 2011
12 maio 2011


Nos dias 9 e 10 de Maio de 2011 teve lugar mais uma contagem de aves necrófagas no âmbito do projecto. Esta contagem teve a colaboração de 3 voluntários, Cristina Maroñas, Luís Filipe e Luís Martins aos quais aproveitamos para agradecer o apoio prestado no campo. Participaram também nesta contagem os técnicos da equipa CEAI no projecto Alfonso Godino, David Delgado e Pedro Lourenço, assim como os técnicos da LPN Nuno Curado e Eduardo Santos.
No primeiro dia foi efectuada a contagem na ZPE de Mourão/Moura/Barrancos e no segundo dia a contagem na ZPE do Vale do Guadiana, tendo sido registada a ocorrência não apenas de aves necrófagas, mas também de outras aves de rapinas, outras grandes planadoras e estepárias. Durante os dois dias de trabalho de campo foram detectados 18-24 abutres-pretos Aegypius monachus, a maioria dos quais (11-15) na região de Mourão, Moura e Barrancos. Foi o número mais elevado de abutres-pretos detectados nestas contagens até à data. No total foram detectadas 13 espécies de aves de rapina, sendo mais uma vez a mais abundante o grifo Gyps fulvus (370-450 indivíduos), seguido do milhafre-preto Milvus migrans (23-30 inds.), do bútio Buteo buteo (17-23 inds.) e do peneireiro-comum Falco tinnunculus (15-19 inds.). São de realçar também os números relativamente elevados de tartaranhão-caçador Circus pygargus, peneireiro-cinzento Elanus caeruleus, águia-calçada Hieraaetus pennatus e águia-cobreira Circaetus gallicus, todos entre os 8-12 indivíduos, e a observação de águia-real Aquila chrysaetus e águia-de-Bonelli Aquila fasciata.
Foram ainda observadas 5-6 cegonhas-pretas Ciconia nigra, 2 sisões Tetrax tetrax, 2 cortiçois-de-barriga-preta Pterocles orientalis, 1 abetarda Otis tarda e 8 corvos Corvus corax.
 
As próximas contagens serão realizadas em meados de Julho, sendo a presença de mais voluntários bem-vinda! Os interessados em participar na próxima contagem deverão contactar o técnico do projecto Pedro Lourenço através do email plourenco@ceai.pt