Notícias e Eventos | 
Notícias
Notícias
Participação na Feira da Serra
4 agosto 2014


O Lince-ibérico & a Serra do Caldeirão
Sempre que encontramos alguém de mais idade na Serra do Caldeirão, não hesitamos em lhe perguntar se alguma vez viu um lince-ibérico. Mas a maior parte não reconhece sequer este nome… o esquivo felino da cauda curta e tufos nas orelhas era por aqui conhecido como gato-cravo ou liberne. Os tempos mudaram, a Serra foi ficando cada vez mais ao abandono, o coelho-bravo diminuiu drasticamente e o gato-cravo deixou de se ver. Quem o conhece hoje como lince-ibérico nunca teve oportunidade de o ver…


Um dos últimos avistamentos nesta serra foi-nos partilhado por um habitante de São Brás de Alportel, que há cerca de 25 anos teve a felicidade de avistar este ameaçado felino, já na altura uma espécie rara e ameaçada…
Foi justamente para recordar este emblemático símbolo da região e sensibilizar as populações locais para a importância da conservação do seu habitat que, a convite da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, a LPN levou o projecto LIFE Habitat Lince Abutre à ‘Feira da Serra’ - o maior certame sociocultural da região, uma referência incontornável do cartaz turístico algarvio e um verdadeiro paradigma na valorização dos produtores, produtos e património natural da Serra do Caldeirão.

Para além de acesso a diversos materiais de informação e sensibilização ambiental, os visitantes da Feira da Serra tiveram a oportunidade de esclarecer as suas dúvidas sobre este felino e as acções que têm vindo a ser desenvolvidas pelo projecto LIFE Habitat Lince Abutre para a recuperação do seu habitat na Serra do Caldeirão.






 

 
A LPN – Liga para a Protecção da Natureza agradece à Câmara Municipal de São Brás de Alportel pelo convite para participação neste notável certame.






A Feira da Serra decorre todos os anos no último fim-de-semana de Julho. Este ano, o convidado especial deste certame foi o pão - símbolo maior da tradição gastronómica do Algarve genuíno! A Feira da Serra abre as portas ao Algarve genuíno e convida a uma viagem no tempo, à descoberta das tradições das gentes da serra, que aqui e ali se misturam com as mais recentes propostas de inovação, na construção da ponte entre o passado e o futuro. Referência no roteiro turístico e cultural do Verão no Algarve, de visita quase obrigatória, a Feira da Serra constitui um verdadeiro festival de sons, cores, saberes e sabores genuínos da serra e do interior e mostra das suas tradições, do seu artesanato, da sua gastronomia, das suas danças e cantares.