Notícias e Eventos | 
Notícias
Notícias
Agrupamento de Escolas José Relvas, em Alpiarça, divulga o lince-ibérico!
18 março 2015


Desde o início do ano lectivo que professores e alunos do 8º e 9º ano do Agrupamento de Escolas José Relvas em Alpiarça têm vindo a desenvolver um projecto de eTwinning com uma escola de Sevilha, IES Ramón del Valle-Inclán, para divulgação do lince-ibérico e do património natural ibérico.

Para tal, escolheram o livro de banda desenhada “Lince-ibérico: a sua história em Portugal”, editado no âmbito do projecto LIFE Habitat Lince Abutre, o qual traduziram no contexto das disciplinas de Espanhol e Inglês, divulgando assim a mensagem desta obra por um público mais vasto.

Chegado o momento da apresentação dos trabalhos, no dia 16 de Março, a convite do Agrupamento, o Programa Lince da LPN (entidade coordenadora do projecto LIFE Habitat Lince Abutre), acompanhado pelo autor do argumento do livro, o biólogo Bruno Pinto, e o ilustrador José Garcês, deslocaram-se a Alpiarça para conhecer as versões espanhola e inglesa do seu álbum de banda desenhada, tendo sido surpreendidos com uma reprodução do desenho da capa numa tela pintada à mão por alunos e professores desta escola. Aos cerca de 90 alunos que encheram a sala, os convidados tiveram ainda oportunidade de falar sobre a importância da protecção da natureza e do nosso património natural, com destaque para espécies ameaçadas de extinção, como o lince-ibérico. Esclarecidas as dúvidas sobre a espécie e o trabalho desenvolvido pela LPN, o Programa Lince destacou ainda a importância da promoção deste tipo de iniciativas no contexto escolar, congratulando as escolas envolvidas por esta iniciativa conjunta, aproximando alunos portugueses e espanhóis em prol de uma espécie cuja responsabilidade de protecção necessita também ela de ser ibérica.

Este encontro contou ainda com a representação da Reserva Natural do Cavalo de Sorraia, uma raça de cavalo de origem portuguesa que conta actualmente com apenas cerca de 200 exemplares em todo o mundo, e que, à semelhança do lince-ibérico, faz parte do nosso valioso património natural a proteger.

O evento, filmado em vídeo-conferência, será retransmitido aos colegas da escola IES Ramón del Valle-Inclán, que acompanharam e apoiaram os alunos de Alpiarça na revisão da tradução dos conteúdos.

Esta iniciativa de divulgação do lince-ibérico e do património natural ibérico estender-se-á até Maio, altura em que, por ocasião do projecto Comenius "Animais na arte e na natureza", um grupo de professores de vários países europeus ficará a conhecer a banda desenhada sobre o lince-ibérico, agora disponível em três línguas, levando a mensagem sobre protecção da natureza junto de outras escolas europeias. Até lá, permanecerá em exposição nesta escola uma réplica das pranchas da banda desenhada pintadas em aguarela pelo Sr. José Garcês.


A LPN, através do seu Programa Lince, agradece ao Agrupamento de Escolas José Relvas, seus alunos e professores, pelo interesse demonstrado nesta publicação e na sua divulgação além fronteiras, congratulando todos os envolvidos pela qualidade do trabalho desenvolvido.

 


Autores da banda desenhada - o ilustrador e pintor José Garcês e o autor do argumento,
o biólogo Bruno Pinto, junto a tela pintada por alunos e professores
 
 
 




A banda desenhada “Lince-ibérico: a sua história em Portugal” foi editada em 2011 no âmbito do projecto LIFE-Natureza “Promoção do habitat do lince-ibérico e do abutre-preto no Sudeste de Portugal” (de acrónimo “Habitat Lince Abutre”). Este livro conduz-nos por uma palestra dada por um biólogo que fala ao seu público do lince-ibérico e da sua história, desde a Idade Média até aos dias de hoje, com alguns episódios passados não só em Portugal como em Espanha. Com ilustrações de um dos mais notáveis autores portugueses de banda desenhada, José dos Santos Garcês, e argumento do biólogo Bruno Pinto, o principal objectivo deste livro é a divulgação e sensibilização para a conservação do lince-ibérico de um público-alvo maioritariamente constituído por jovens adolescentes e adultos.