Notícias e Eventos | 
Notícias
Notícias
Cria de abutre-preto marcada com um emissor
16 julho 2015


A cria de abutre-preto nascida nesta Primavera na Herdade da Contenda, no concelho de Moura, foi marcada com um emissor de seguimento remoto, de modo a conhecer os seus movimentos e a obter informação útil à conservação da espécie.

No dia 14 de Julho, a cria de abutre-preto com cerca de 3 meses de idade foi marcada com um emissor de GPS/GSM, colocado sobre a zona dorsal, para além de ter sido anilhada com uma anilha metálica e uma anilha PVC vermelha com código em branco (7E). No final deste procedimento, a ave foi novamente deixada no ninho, onde ainda se deverá manter durante as próximas semanas e até que adquira a capacidade de voar.

A tecnologia de seguimento remoto utilizada neste emissor baseia-se no Sistema de Posicionamento Global (GPS) e utiliza uma tecnologia semelhante à dos nossos telemóveis (GSM). Desta forma, permitirá conhecer em detalhe os movimentos e as áreas utilizadas por este abutre-preto, o primeiro nascido no Alentejo em mais de 40 anos, para além de fornecer informação sobre a sua sobrevivência. Todos estes dados contribuirão ainda para continuar a monitorização das medidas implementadas no âmbito do projecto LIFE Habitat Lince Abutre e para reunir informação útil à conservação da espécie em Portugal.

A marcação deste exemplar de abutre-preto, de iniciativa da LPN no âmbito do acompanhamento e monitorização pós-projecto LIFE Habitat Lince Abutre, contou com a colaboração da Herdade da Contenda, Empresa Municipal e do ICNF, tendo sido realizada por um técnico especialista neste tipo de marcações do Ministério do Meio Ambiente Espanhol, a quem dirigimos o nosso agradecimento.


Em breve saberemos onde os primeiros voos desta ave a levarão. Se detectar este abutre-preto, por favor não hesite em contactar!