Notícias e Eventos | 
Notícias
Notícias
Apresentação da BD ‘Lince-ibérico: a sua história em Portugal’
6 junho 2011


O Projecto LIFE Habitat Lince Abutre, com o apoio da Câmara Municipal de Moura e a colaboração do Espaço Inovinter, apresentou no passado dia 3 de Junho, em Moura, a banda desenhada ‘Lince-ibérico: a sua história em Portugal’.

 
     Com ilustrações de um dos mais notáveis autores portugueses de banda desenhada, José dos Santos Garcês, e argumento do biólogo Bruno Pinto, este livro conduz-nos por uma palestra dada por um biólogo que fala ao seu público do lince-ibérico e da sua história, desde a Idade Média até aos dias de hoje, com alguns episódios passados não só em Portugal como em Espanha.
O principal objectivo deste livro, realizado no âmbito do Projecto, é a divulgação e sensibilização para a conservação do lince- ibérico de um público-alvo maioritariamente constituído por jovens adolescentes e adultos. Como tal, os exemplares deste álbum serão distribuídos por bibliotecas, autarquias e escolas abrangidas pela área de intervenção do Projecto.

Aberta a toda a população, a apresentação decorreu na Adega da Mantana e foi dirigida pelo cartoonista Carlos Rico, coordenador do ‘Moura BD – Salão Internacional de Banda Desenhada’, acompanhado de José dos Santos Garcês, Bruno Pinto, José Pós-de-Mina – Presidente da Câmara Municipal de Moura, e Alexandra Cunha – Presidente da Direcção Nacional da LPN. Estiveram presentes mais de 50 pessoas, incluindo representantes de associações e autoridades locais, ilustradores, gestores e proprietários, habitantes e alunos do concelho, e ainda vários elementos da equipa do Projecto.

 
 
Bruno Pinto, Alexandra Cunha, José Pós-de-Mina,
José Garcês, Carlos Rico
Apresentação oficial da BD,
Adega da Mantana, Moura


À apresentação seguiu-se uma sessão de autógrafos no Espaço Inovinter, onde até ao dia 12 de Junho foi possível visitar uma exposição sobre esta banda desenhada, com exibição de alguns originais e capa do álbum, bem como uma reprodução completa da banda desenhada – 22 pranchas de desenhos com um traço próprio, preciso e expressivo, pintados a aguarela. 
Brevemente esta exposição irá circular por outros locais dos Concelhos de Moura, Mourão e Barrancos, e mais tarde também na região do Vale do Guadiana e a da Serra do Caldeirão, de forma a que mais pessoas possam conhecer esta Banda Desenhada e o Lince-ibérico.

Em exposição de 3 a 12 de Junho,
Espaço Inovinter
Originais do ilustrador José Garcês

 
 
 


Convidamo-lo a visitar esta exposição (em locais brevemente a anunciar), onde poderá igualmente obter mais informações acerca do Projecto LIFE Habitat Lince Abutre.
 
 
 
 


A equipa do Projecto aproveita a oportunidade para agradecer à Câmara Municipal de Moura, nomeadamente a Carlos Rico e ao senhor Presidente, pelo distinto apoio na organização deste evento, e ao Espaço Inovinter pela cedência de local para a exposição.