O Projecto | Área de intervenção | 
Mourão, Moura e Barrancos
Mourão, Moura e Barrancos
Os concelhos abrangidos por esta área de intervenção são os de Mourão (sub-região do Alentejo Central, distrito de Évora), Moura, Barrancos e a zona mais a norte do concelho de Serpa (sub-região do Baixo-Alentejo, distrito de Beja).
As freguesias englobadas são: Sobral da Adiça, Santo Aleixo da Restauração, Safara, Santo Agostinho, Santo Amador, Amareleja, Póvoa de São Miguel (Moura), Barrancos (Barrancos), Granja, Mourão (Mourão) e Vila Verde de Ficalho (Serpa).

A região de Mourão, Moura e Barrancos apresenta uma grande heterogeneidade fisiográfica, geológica e, como tal, paisagística, resultando num complexo mosaico dominado por áreas agrossilvopastoris, matos e pastagens naturais. Os montados de azinho e sobro e as áreas agrícolas abertas, com importantes áreas de pseudo-estepe (pastagens permanentes, pousios e culturas extensivas de cereais), são as paisagens dominantes neste mosaico. Para além de extensas áreas de vinhas, olivais, pomares de sequeiro e regadio, aqui também se encontram as mais belas serras, densos bosques Mediterrânicos e encostas escarpadas, serpenteadas por entre rios e ribeiras de regime torrencial.
Actualmente, a extensão de projectos de olivicultura intensiva está a aumentar rapidamente na zona ocidental desta região, o que, aliado ao clima árido e à susceptibilidade dos aquíferos, representa uma séria ameaça à manutenção dos habitats e das espécies de fauna e flora que ali existem, algumas delas raras ou ameaçadas de extinção.
A ocupação humana é baixa e concentrada junto às principais localidades da região.

Áreas da Rede Natura 2000 onde o projecto tem actuação:
ZPE Mourão/Moura/Barrancos
SIC Moura/Barrancos