O Projecto LIFE Natureza ’Promoção do Habitat do Lince-ibérico e do Abutre-preto no Sudeste de Portugal’, cujo acrónimo é Habitat Lince Abutre, é co-financiado a 75% pelo Programa LIFE da Comissão Europeia e tem um orçamento global de cerca de 2,6 milhões de euros. O Projecto, iniciado em Janeiro de 2010 e prolongado até Setembro de 2014, está a ser implementado nas regiões de Mourão, Moura e Barrancos, do Vale do Guadiana e da Serra do Caldeirão, nas áreas da Rede Natura 2000 aí existentes.
Com este projecto pretende-se contribuir para a melhoria das condições de sobrevivência, alimentação e reprodução do lince-ibérico (Lynx pardinus) e do abutre-preto (Aegypius monachus) no Sudeste de Portugal, beneficiando ainda um vasto conjunto de outras espécies ameaçadas. Para tal serão estabelecidos protocolos de colaboração com agentes locais, nomeadamente proprietários, gestores, agricultores e caçadores, de modo a promover a conservação da paisagem natural que serve de habitat ao lince-ibérico e ao abutre-preto. Pretende-se ainda sensibilizar e envolver a sociedade na conservação da Natureza e da Biodiversidade da região.
Apesar de serem espécies com aspecto e hábitos muito distintos, o lince-ibérico e o abutre-preto têm muito em comum – partilham o habitat onde vivem, a presa de que se alimentam, o coelho-bravo, e muitas ameaças que, com o tempo, os levaram a partilhar também o estatuto de conservação de Criticamente em Perigo de extinção em Portugal. Acreditamos que só com a participação e envolvimento de todos, integrando cidadãos e instituições a nível nacional, se conseguirão combater estas ameaças, garantindo assim a recuperação e conservação a longo prazo do lince-ibérico, do abutre-preto e dos seus habitats.